Mudanças

Órgão que fiscaliza servidores da Secretaria da Administração é incorporado à CGE

O órgão tem como finalidade a condução de correições e inspeções funcionais. 

Por Redação 667
Comentários (0)

26/03/2019 10h52 - Atualizado há 5 anos
Incorporação transferiu a competência da condução de correições e inspeções funcionais à CGE

A Corregedoria-Geral de Pessoal do Poder Executivo Estadual foi incorporada à Controladoria-Geral do Estado (CGE) por meio do Decreto nº 5.917, publicado no Diário Oficial desta segunda-feira (25).

A incorporação, que estava prevista na reforma administrativa do Governo, transferiu a competência da condução de correições e inspeções funcionais dos servidores da Secretaria da Administração (Secad) à CGE. 

Conforme o secretário-chefe da CGE, Senivan Almeida de Arruda, a transferência de tais competências à CGE se explica, uma vez que a Corregedoria-Geral de Pessoal também se trata de um órgão de controle. “E do ponto de vista conceitual, a CGE também quer dar visibilidade ao aspecto preventivo da Corregedoria-Geral e não apenas punitivo, de modo que se reduza a incidência de infrações e consequentemente os processos administrativos disciplinares ou sindicâncias”, ressalta. 

“A partir de agora, vamos nos organizar para normatizar as regras gerais da correição administrativa e do regime disciplinar dos servidores civis do Poder Executivo”, explica também a corregedora-geral de Pessoal da CGE, Simone Brito.

Corregedoria-Geral 

A Corregedoria-Geral de Pessoal da CGE é uma unidade estratégica de direção, subordinada diretamente ao Gabinete do secretário-chefe do órgão. Tem como finalidade a condução de correições e inspeções funcionais. 

Deste modo, cabe ao titular da pasta, instaurar a correição administrativa e disciplinar dos servidores do Poder Executivo, ou delegá-la ao Corregedor-Geral de Pessoal da CGE, com exceção dos órgãos que possuem corregedoria própria ou especial. Ainda assim o secretário-chefe pode avocar (chamar para si) a correição administrativa e conduzir o regime disciplinar, quando necessário.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.