Ação conjunta

Operação de combate à pesca predatória apreende 2.650 metros de redes no rio Tocantins

Ações foram realizadas em municípios da região central do estado

Por Joselita Matos
Comentários (0)

28/06/2021 15h01 - Atualizado há 2 anos
Foram apreendidos 2.650 metros de redes e cinco tarrafas

Com foco no combate à pesca predatória, as equipes do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) e Guarda Metropolitana Ambiental de Palmas, percorreram trechos do Rio Tocantins em quatro municípios: Ipueiras, Porto Nacional, Palmas e Lajeado, que ficam às margens do lago da UHE Usina Hidrelétrica Luís Eduardo Magalhães.

Durante a ação, realizada ao longo deste mês de junho, as equipes de fiscalização visitaram acampamentos situados às margens do lago e abordaram várias embarcações. Um total de 2.650 metros de redes, além de cinco tarrafas, foi apreendido pelas operações de fiscalização integrada dos órgãos.

Também foi orientado às pessoas abordadas sobre os cuidados com o uso do fogo nesse período e também quanto à obrigatoriedade do uso da carteira de pesca, a portaria que estabelece a cota zero e sobre a destinação do lixo produzido nos acampamentos.

“A intensificação das operações visa a orientação dos frequentadores das margens dos rios e quando verificada a ocorrência, atuamos com os procedimentos previstos na legislação para a repressão de crimes ambientais. Estamos em um período tradicionalmente reservado à temporada de férias. Além do distanciamento social é preciso todos estarem atentos à legislação ambiental e às características climáticas do momento para evitar transtornos”, destacou Cândido José dos Santos Neto, gerente de Fiscalização Ambiental do Naturatins.

Órgãos parceiros

A fiscalização integrada conta com o Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA), Polícia Rodoviária Federal (PRF), Marinha do Brasil (Capitania Fluvial Araguaia-Tocantins), Instituto Brasileiros de Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Ministério Público Estadual (MPE), Delegacia Especializada de Repressão  à Crimes Contra o Meio Ambiente  e Conflitos Agrários (Demag), Fundação Municipal do Meio Ambiente de Palmas, Guarda Metropolitana Ambiental de Palmas,  Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Tocantins (Adapec) e  Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), em todo o Estado.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.