Saúde liberou

Saúde autoriza autoteste de HIV no Tocantins para desafogar fluxo de pessoas nas UBSs

Material não substitui o teste confirmatório feito nas unidades de saúde.

Por Redação
Comentários (0)

29/09/2020 15h19 - Atualizado há 3 anos
Teste rápido HIV

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) informou que disponibiliza 500 unidades de autotestes de HIV para ONGs do Tocantins com o objetivo de expandir estratégias adicionais de prevenção do HIV e ampliar os campos de monitoramento e tratamento da infecção.

Essa ação busca alcançar as pessoas em situação de vulnerabilidade, que geralmente têm dificuldade quanto ao acesso aos serviços de saúde, e também desafogar o fluxo de pessoas nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) durante este período de pandemia da covid-19.

Com a distribuição na rede pública, a pessoa poderá retirar o autoteste em uma Unidade Básica de Saúde ou diretamente com os responsáveis da ONG relacionada, coletar a própria amostra e conferir o resultado. Essa coleta acontece via punção digital, feito com uma gota de sangue da própria pessoa.

Uma das principais vantagens, além de permitir que maior parte da população saiba se é uma Pessoa Vivendo com HIV/AIDS (PVHA) ou não, é também a comodidade para quem quer saber se foi ou não infectado com o vírus.

“Um dos principais objetivos é aliviar o fluxo nas unidades básicas de saúde nesse momento de pandemia, ou seja, é uma estratégia emergencial, então contamos com as nossas parcerias, como por exemplo, as ONGs e instituições como: Universidade Federal do Tocantins (UFT), Associação das Travestis e Transexuais do Tocantins (ATRATO), o Projeto Anjos Urbanos, entre outras. Lembrando que apesar da eficácia, esses autotestes funcionam como uma espécie de triagem. Para que se tenha um diagnóstico completo, a pessoa deve procurar a unidade básica mais próxima da sua residência, até mesmo para fazer outros testes, como o de sífilis e hepatites. A intenção é fornecer um acesso mais fácil a um pré-diagnóstico mais rápido”, pontua Sâmia Chabo, técnica da área de Prevenção de IST/AIDS e Hepatites Virais do Estado.

Professora e produtora de eventos de 22 anos, Daniele Alves aprovou a iniciativa. “Hoje, por estarmos enfrentando um período de pandemia, onde sair de casa é algo muito delicado, é muito valiosa essa oportunidade de você poder fazer o autoteste no conforto e intimidade da sua casa. Esse tipo de iniciativa do Governo do Tocantins e da Secretaria da Saúde em conjunto com a população faz com que o indivíduo se sinta mais seguro, além de claro, aumentar o número de pessoas que realizam o teste, facilitando assim o tratamento”, diz.

Momento de orientação para ONGs
Autoteste para HIV

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.