Tocantins

Paciente consegue cirurgia pelo SUS após 7 anos de espera e comemora: 'hoje estou melhor'

Nos quatro primeiros meses deste ano, 4.891 pessoas saíram da fila de espera.

Por Redação
Comentários (0)

05/05/2023 15h42 - Atualizado há 11 meses
Cirurgia eletiva no HGP

Quase 5 mil tocantinenses que aguardavam por uma cirurgia eletiva já saíram da fila de espera em 2023, graças aos investimentos realizados pelo Governo do Tocantins para ampliação dos serviços de saúde.

Dados da Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) apontam que, nos quatro primeiros meses do ano, foram realizados 4.891 procedimentos eletivos, sendo 1.088 em abril, 1.533 em março, 1.190 em fevereiro e 1.080 em janeiro.

“É uma grande satisfação ver o empenho de toda equipe da secretaria em beneficiar os tocantinenses, que, a partir da cirurgia, passam a ter uma nova vida, podendo construir sonhos e retomar as atividades, que, por vezes, são paralisadas. Esse é o respeito e o compromisso que o governador Wanderlei Barbosa tem com toda a população, que merece uma saúde de qualidade”, comentou o secretário de Estado da Saúde, Afonso Piva de Santana.

E quem esperava por um procedimento fala da alegria na realização. “Só tenho a agradecer por ter sido contemplado! Estava desde 2016 aguardando esse procedimento que envolveu anos e mais anos de espera, mas agora tive uma boa resposta e hoje estou melhor! Graças a Deus e ao Governo do Tocantins!”, comentou o morador de Porto Nacional, Genivaldo Alves, de 50 anos.

“Sinto-me muito mais tranquila após ter feito a minha cirurgia, pois eu sentia muitas dores, vivia com cólicas frequentes e, após o procedimento, tudo acabou! Quero agradecer à equipe médica do Hospital Regional de Paraíso do Tocantins, onde fui bem recebida todas às vezes, desde a entrada e retorno. E hoje está tudo certo!”, disse a moradora do município de Pium, Marciana de Almeida, de 43 anos. 

Cirurgias eletivas

As cirurgias eletivas são procedimentos para restabelecer a saúde e o bem-estar do paciente, mas que não se enquadram como urgência e emergência médica. Costumam ser programadas de acordo com a capacidade do serviço público e necessidade do paciente.

Desde outubro de 2021, o Governo do Tocantins já atendeu 16.684 pessoas que aguardavam por uma cirurgia na fila da Central Estadual de Regulação. Destas, 1.176 foram atendidas ainda em 2021, 10.617 em 2022 e 4.891 em 2023.

Os procedimentos realizados pelo SUS tocantinense ocorrem na produção de rotina das 17 unidades hospitalares geridas pelo Executivo Estadual; por meio do Programa de Aprimoramento da Gestão Hospitalar (PAGH – Cirúrgico), conhecido como Opera Tocantins, que incentiva a produção das equipes da SES-TO, fora dos horários de plantões; através de convênio com os municípios e com o credenciamento de hospitais privados.

Genivaldo Alves, de 50 anos, foi um dos atendidos no mês de abril

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.