Possível fusão

Partido de Carlesse, PHS deve se fundir com PRP devido à cláusula de barreira

O partido de Carlesse conseguiu eleger 6 deputados e 3 senadores nas eleições deste ano.

Por Agnaldo Araujo 700
Comentários (0)

30/10/2018 16h27 - Atualizado há 5 anos
Governador Mauro Carlesse

O PHS, partido do governador Mauro Carlesse, deve se fundir com o PRP - Partido Republicano Progressista, em decorrência das imposições da cláusula de barreira aprovada na minirreforma eleitoral de 2017.

Como já revelado pelo AF Notícias, no Tocantins, o PHS e a Rede, sigla do ex-candidato a governador Márlon Reis, devem ficar sem propaganda gratuita no rádio e TV e sem direito ao fundo partidário a partir de 2019.

A cláusula tem o objetivo de reduzir os partidos com pouca representação na Câmara e estabeleceu regras para os partidos continuarem tendo voz ativa.

Em busca de não perder adeptos e sobreviver entre os vários partidos existentes atualmente no Brasil, PHS e PRP pretendem formar uma nova legenda com um novo estatuto.

O partido de Carlesse conseguiu eleger 6 deputados e 3 senadores, enquanto o PRP conseguiu 4 deputados e 1 senador apenas.

Ainda também há a possibilidade de o PMN ser incluído na fusão.

Os critérios

Eleições de 2018 - Os partidos terão de obter, nas eleições para a Câmara dos Deputados, pelo menos 1,5% dos votos válidos, distribuídos em, no mínimo, um terço das unidades da federação, com um mínimo 1% dos votos válidos em cada uma delas; ou ter eleito pelo menos 9 deputados, distribuídos em, no mínimo, um terço das unidades da federação.

Eleições de 2022 - Os partidos terão de obter, nas eleições para a Câmara dos Deputados, pelo menos 2% dos votos válidos, distribuídos em, no mínimo, um terço das unidades da federação, com um mínimo 1% dos votos válidos em cada uma delas; ou ter eleito pelo menos 11 deputados, distribuídos em, no mínimo, um terço das unidades da federação.

Eleições de 2026 - Os partidos terão de obter, nas eleições para a Câmara dos Deputados, pelo menos 2,5% dos votos válidos, distribuídos em, no mínimo, um terço das unidades da federação, com ao menos 1,5% dos votos válidos em cada uma delas; ou ter eleito pelo menos 13 deputados, distribuídos em, no mínimo, um terço das unidades da federação.

Eleições de 2030 - Os partidos terão de obter, nas eleições para a Câmara dos Deputados, pelo menos 3% dos votos válidos, distribuídos em, no mínimo, um terço das unidades da federação, com ao menos 2% dos votos válidos em cada uma delas; ou ter eleito pelo menos 15 deputados, distribuídos em pelo menos um terço das unidades da federação.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.