Mandato até 2026

Pecuarista é eleito presidente do Sebrae Tocantins; filho do governador será superintendente

Nova gestão começa a trabalhar em janeiro do próximo ano.

Por Redação 984
Comentários (0)

25/11/2022 14h37 - Atualizado há 1 ano
Paulo Carneiro, presidente eleito, e Rérison Antonio Castro, superintendente

O Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae do Tocantins (CDE) elegeu, nesta sexta-feira (25/11), Paulo Carneiro como novo presidente para o quadriênio 2023/2026. A eleição também definiu os membros da nova composição da Diretoria Executiva que irão liderar a instituição nesse período: Rérison Antônio Castro Leite como diretor-superintendente, Rogério Ramos, diretor técnico, e Jarbas Meurer como diretor de Administração e Finanças.

Paulo Carneiro é pecuarista e atual presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Tocantins (Faet). Rérison Antônio é filho do governador Wanderlei Barbosa e já foi presidente da Agência de Metrologia, Avaliação da Conformidade, Inovação e Tecnologia do Estado do Tocantins (AEM-TO).

A eleição dos novos dirigentes do Sebrae Tocantins teve a condução do presidente interino do CDE, Luis Eduardo Bovolato. Ele atualmente ocupa a cadeira da Presidência do Conselho devido ao afastamento do atual presidente Rogério Ramos para concorrer ao pleito.

Neste ano, as eleições ocorreram com apenas um candidato para cada cargo. A votação teve a participação de representantes das 14 instituições que compõem o Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae-TO.

Na oportunidade, o Conselho também elegeu três titulares e três suplentes para o Conselho Fiscal com mandato de 2023/2027. A gestão do Conselho Fiscal inicia de 1º de abril e vai até 31 de março de 2027. Já os demais dirigentes do CDE tomam posse em janeiro de 2023.

O presidente interino do CDE, Luis Eduardo Bovolato lembrou que a eleição é uma forma de renovar e ampliar a participação e o compromisso das instituições na construção de um Sebrae cada vez mais forte. “O propósito do Sebrae é apoiar o dono do pequeno negócio que é o grande motor da nossa economia, por isso precisamos trabalhar para fortalecer esta casa que é referência em empreendedorismo”, reforçou.

O conselheiro do Sebrae Nacional José Constantino de Bastos Júnior destacou a importância do empreendedorismo para o Brasil, afirmando que são os pequenos negócios que garantem emprego e renda para boa parte da população, por isso é tão importante que a eleição seja democrática e participativa. “A eleição tem a participação de diversas entidades e que bom que tivemos um pleito tranquilo. As entidades mostraram maturidade e alinhamento e isso é muito importante”, pontuou.

Perfil do novo presidente

Paulo Carneiro é paulista de Buritizal, erradicado aos 34 anos no Tocantins. Pecuarista, esteve à frente do Sindicato Rural de Almas durante 15 anos e foi vereador do município de 1997 a 2000. Foi vice-presidente da FAET durante três mandatos e presidiu interinamente a entidade de 2015 a 2017 e de 2018 a 2021, quando foi eleito presidente por unanimidade dos votantes. Ele também é conselheiro fiscal da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e membro do Conselho de Desenvolvimento Econômico do Estado do Tocantins (CDE) e do Conselho Deliberativo do Sebrae Tocantins.

Membros do CDE

Integram o Conselho Deliberativo do Sebrae as seguintes instituições:

- Banco da Amazônia 

- Banco do Brasil 

- Caixa Econômica Federal

- Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Tocantins (Faciet)

- Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Tocantins (Faet)

- Federação das Associações de Micro e Pequenas Empresas e Empreendedores Individuais do Tocantins (Fampec)

- Federação das Indústrias do Estado do Tocantins (Fieto)

- Sebrae Nacional

- Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac)

- Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai)

- Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar)

- Secretaria da Indústria, Comércio e Serviços do Estado (Sics)

- Universidade Estadual do Tocantins (Unitins)

- Universidade Federal do Tocantins (UFT).

- Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Tocantins (Fecomércio) - ausente na votação. 

(Assessoria de Imprensa do Sebrae Tocantins)

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.