Em andamento

Pesquisa analisa perfil de pacientes internados com a covid-19 nos hospitais do Tocantins

Covid-19 já causou mais de 620 mortes no Tocantins.

Por Redação
Comentários (0)

27/08/2020 10h52 - Atualizado há 3 anos
Paciente da covid-19 em hospital

Uma pesquisa em andamento de caráter documental e retrospectiva investiga o perfil dos pacientes internados nos hospitais públicos do Tocantins para tratamento da covid-19 e os protocolos de atendimentos.

A pesquisa é realizada pelas professoras da Universidade Federal do Tocantins (UFT), Araída Dias Pereira e Renata Junqueira Pereira, em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde do Tocantins, por meio da Escola Tocantinense do Sistema Único de Saúde (ETSUS).

Serão pesquisados os pacientes do Hospital Geral de Palmas, Hospital Regional de Araguaína, Hospital Regional de Gurupi, Hospital de Doenças Tropicais (HDT/UFT) e do Hospital de Campanha de Araguaína.

Segundo informações das pesquisadoras, a taxa média de internação é para 5% dos acometidos com a doença. No Tocantins, a covid-19 já causou mais de 620 mortes.  

Além disso, o estado tem taxa de incidência superior à média nacional. Essa preocupante situação coloca sobre os sistemas de saúde grandes responsabilidades e desafios, com destaque para as ações governamentais, que incluem o apoio às instituições de ciência e tecnologia para que possam desenvolver tratamentos eficazes, vacinas e outras ferramentas que melhor permitam combater o avanço da covid-19 sobre a sociedade.

O projeto de pesquisa foi aprovado para execução pelo Comitê de Ética em Pesquisa da UFT, está na fase de coleta de dados e tem término previsto para março de 2021. A meta é a coleta de aproximadamente 1.000 prontuários.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.