Covid-19

Pesquisa vai verificar presença do coronavírus na rede de água e esgoto de Araguaína

Dados vão auxiliar em atividades de combate e prevenção.

Por Redação 1.823
Comentários (0)

18/08/2020 09h24 - Atualizado há 3 anos
Pesquisa está em desenvolvimento

Uma pesquisa irá verificar a incidência da carga viral do novo coronavírus (covid-19) presente na rede de esgoto e na rede hídrica do Município de Araguaína.

Segundo o Ministério Público do Tocantins (MPTO), o intuito é utilizar os dados para avaliar e planejar as atividades de combate e prevenção da covid-19.

Na manhã desta segunda-feira (17), o MPTO, BRK Ambiental, Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT) e as secretarias estadual e municipal de Saúde se reuniram, por meio de videoconferência, a fim de definir estratégias para viabilizar a pesquisa.

No início do mês de agosto, o promotor de Justiça Airton Amilcar Machado Momo, titular da 13ª Promotoria de Justiça de Araguaína, com atuação na área ambiental, instaurou procedimento administrativo para fiscalizar a política pública de análise de esgoto para o acompanhamento da Covid-19 e atuará de forma colaborativa, a partir de agora, na aproximação dos envolvidos no compartilhamento das informações necessárias ao estudo.

"O projeto permitirá diminuir os efeitos da subnotificação e mapear a pandemia na cidade de Araguaína, fornecendo dados mais confiáveis para o planejamento das ações de saúde e enfrentamento da doença”, disse Amilcar.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.