Operação Mensageiro

PF desarticula quadrilha que invadia sistema da Caixa e fraudou R$ 15 milhões no Tocantins

As investigações apontam quase 12 mil endereços alterados na Caixa pela organização.

Por Redação 2.550
Comentários (0)

04/09/2019 08h01 - Atualizado há 4 anos
Operação da PF no Tocantins

A Polícia Federal deflagrou na manhã desta quarta-feira (04) a Operação Mensageiro, que visa desarticular um grupo criminoso responsável por invasões ao sistema da Caixa Econômica Federal para recebimento ilegal de seguro-desemprego.

Aproximadamente 40 policiais federais cumprem oito mandados judiciais de busca e apreensão, seis mandados de prisão temporária e um afastamento cautelar da função pública, todos expedidos pela 4ª Vara Federal de Palmas, para cumprimento nos municípios tocantinenses de Palmas, Gurupi e Oliveira de Fátima, além de Parauapebas/PA, Canaã dos Carajás/PA, Imperatriz/MA e Brasília/DF.

Segundo a investigação, o grupo criminoso invadia os sistemas da Caixa e alterava o endereço de cidadãos que estavam recebendo regularmente o seguro-desemprego. Após, solicitava-se novo cartão do cidadão, que era encaminhado ao endereço previamente alterado pelos criminosos. Havia também a participação de funcionários dos Correios.

De posse dos cartões, o grupo realizava o recadastramento da senha em casas lotéricas e, na sequência, efetuavam o saque de uma parcela do seguro-desemprego, impedindo o saque pelo titular do benefício.

Até o momento, segundo a PF, as investigações apontam quase 12 mil endereços alterados na Caixa pela organização criminosa, o que pode resultar num prejuízo de aproximadamente R$ 15 milhões ao Fundo de Amparo ao Trabalhador- FAT.

Ainda segundo a PF, os investigados devem responder, na medida de suas participações, pelos crimes de associação criminosa, estelionato majorado, corrupção ativa e corrupção passiva, cujas penas somadas podem chegar a vinte e seis anos e meio de reclusão.

O nome da operação faz alusão a uma das facetas da quadrilha, consistente na cooptação de funcionário dos correios, responsável pela entrega irregular dos cartões.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.