'O Mecanismo'

PF descobre esquema de corrupção na manutenção de viaturas no Tocantins e cumpre 59 mandados

Cerca de 120 policiais federais cumprem 27 mandados de busca e apreensão e 32 mandados de intimação.

Por Redação 4.139
Comentários (0)

08/08/2019 08h19 - Atualizado há 4 anos
Operação da PF no Tocantins

A Polícia Federal deflagrou na manhã desta quinta-feira (08) operação ‘O Mecanismo’ com o objetivo de fortalecer provas já documentadas em inquérito policial que apura crime de corrupção, peculato e organização criminosa envolvendo pessoas residentes em 07 municípios do Tocantins: Palmas, Paraíso do Tocantins, Novo Acordo, Recursolândia, Santa Tereza, Lizarda e Lagoa do Tocantins; e em Santa Cruz de La Sierra, na Bolívia.

Cerca de 120 policiais federais participam da operação a fim de dar cumprimento a 27 mandados de busca e apreensão e 32 mandados de intimação para a inquirição dos envolvidos. Todas as medidas foram expedidas pelo Tribunal Regional Federal da 1ª Região.

A investigação aponta que empresas de Palmas, que mantêm contrato de prestação de serviços de reparo de viaturas e fornecimento de peças automotivas com municípios tocantinenses, promovem reiteradamente transferências de valores e dão outras vantagens a servidores municipais comissionados, parentes e pessoas próximas dos prefeitos dos municípios com quem elas possuem contratos. 

Além dos créditos em conta corrente, apurou-se que as vantagens indevidas aos gestores públicos e pessoas próximas também eram efetivadas por meio de pagamentos de despesas pessoais como contas de telefones, IPVA, mensalidades escolares, entre outras.

Os recursos dos contratos são oriundos do fundo nacional do desenvolvimento da educação e fundo municipal de saúde (SUS).

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.