Sob suspeita

Com certidão falsa, homem consegue mais de R$ 1 milhão no Tocantins e PF investiga

A investigação sobre o caso começou no fim de 2019.

Por Redação 2.044
Comentários (0)

17/08/2021 09h04 - Atualizado há 2 anos
Suspeito usou dinheiro em sua vida pessoal, o que é proibido

A Polícia Federal cumpre mandado de busca e apreensão contra um homem que utilizou-se de uma certidão de registro de imóvel falsa para contratação de dois financiamentos rurais em um imóvel localizado na zona rural de Palmas. O suspeito não é proprietário da área.

A operação denominada 'Grilos do Cerrado' foi deflagrada nesta terça-feira (17). O mandado foi expedido pela 4ª Vara Federal da capital.

A Polícia Federal informou ter constatado, após extensa investigação iniciada no final de 2019, que o investigado falsificou a certidão de registro de imóvel em seu nome, conseguindo 02 financiamentos rurais, cujos valores atualizados ultrapassam R$ 1 milhão.

Segundo a PF, após o recebimento dos financiamentos, o investigado dava finalidade diversa do objetivo contratado, utilizando tais valores para sua vida pessoal, o que também é proibido pelas leis brasileiras. Além disso, há possibilidade do envolvimento de servidores públicos nas fraudes, fato esse que ainda está sob investigação.

A ação foi deflagrada pela Superintendência Regional da Polícia Federal no Tocantins e espera colher elementos probatórios de eventuais outros fatos criminosos.

Os envolvidos poderão responder pelos crimes de estelionato majorado, falsificação de documento público e aplicação diversa da prevista no contrato. As penas somadas podem ultrapassar 15 anos de reclusão.

O nome da operação - ‘Grilos do Cerrado’-  faz alusão a emblemática forma que grileiros envelheciam os documentos. A documentação era envelhecida com ajuda de grilos, já que ao colocar os papéis dentro de uma caixa com os insetos, tornava o documento com aspecto antigo.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.