Emendas parlamentares

Polícia conclui primeiro inquérito da Operação ONGs de Papel e indicia operadores do esquema

Eles devem responder pelos crimes de peculato, associação criminosa e lavagem de dinheiro.

Por Redação 889
Comentários (0)

15/07/2019 08h59 - Atualizado há 4 anos
Dois suspeitos estão presos preventivamente

A Polícia Civil do Tocantins concluiu na última sexta-feira (12), o primeiro inquérito policial referente à operação 'ONGs de Papel', que investiga suposto desvio de recursos de emendas parlamentares em convênios com instituições sem fins lucrativos.

Conforme a polícia, Iuri Vieira Aguiar, Iury Rocha da Silva e João Paulo Silveira foram indiciadas nessa fase da operação por suspeitas de integrar o núcleo do esquema criminoso e que agiam como operadores. Eles devem responder pelos crimes de peculato, associação criminosa e lavagem de dinheiro.

Neste sábado (13), a Justiça ainda converteu em preventiva a prisão de um dos alvos da operação. Ele estava preso temporariamente desde o dia 4 de julho. O segundo suspeito também recebeu mandado de prisão preventiva na última quinta-feira (11). Já a terceira pessoa indiciada foi liberada e vai responder em liberdade.

Conforme o delegado Gregory Almeida, em três anos (2015-2018), os valores desviados, mediante repasse a apenas uma das entidades investigadas, ultrapassa os R$ 15 milhões. 

Ainda segundo o delegado, outros inquéritos policiais serão instaurados com o desdobramento da investigação. “Pretendemos apurar se outras pessoas se beneficiaram dos valores desviados dos cofres públicos ou se auxiliaram de alguma forma na ação de 'lavar' o dinheiro desviado”, afirmou.

 

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.