Investigação

Polícia Civil identifica guardião do 'carro da morte' em Palmas e encontra confissão em celular

Ele está recolhido na unidade prisional de Palmas desde o dia 7 de junho.

Por Redação 1.312
Comentários (0)

14/09/2023 14h13 - Atualizado há 7 meses
Jovem preso

Na manhã desta quinta-feira (14), a Polícia Civil deu cumprimento a um mandado de prisão preventiva contra um jovem de 22 anos investigado por um homicídio ocorrido em maio deste ano em Palmas, que teve como vítima Diuiliam Gabriel Marinho Fernandes, de 23 anos.

A prisão faz parte da operação “Paz”, deflagrada em todo o país com foco no combate ao crime organizado.

O jovem já se encontrava recolhido na Unidade Prisional Regional de Palmas desde o dia 7 de junho após ter sido preso a bordo de um veículo Fiat Pálio vermelho, que estava sendo monitorado por ser utilizado na prática de homicídios na capital. 

Crime e investigação

Diuiliam foi morto no dia 20 de maio deste ano na própria residência, no setor Santa Fé 4ª Etapa. O autor, acompanhado de mais comparsas, chegou ao local em um veículo Fiat Palio, por volta das 17h50, e invadiu a casa da vítima, efetuando vários disparos com armas de fogo. Antes de sair do local, subtraíram entorpecentes que a vítima mantinha em casa.

Inicialmente, os autores não foram localizados, mas ao analisar imagens de câmeras de segurança, a polícia confirmou a presença do referido automóvel. “A partir disso, foi possível localizar o veículo no dia 7 de junho, pouco mais de duas semanas após o delito. O carro era conduzido pelo autor e, ao analisarmos o veículo, foi possível constatar que era clonado, tendo o veículo original sido roubado na Bahia. Com o autor, ainda encontramos um revólver calibre .38”, destaca o delegado Guilherme Torres.

1ª prisão

Em interrogatório, o autor confessou que fazia a guarda do veículo para uma organização criminosa e que entregava o carro para os membros da facção sempre que pretendiam cometer delitos.

Ao analisar o celular dele, foi constatado que de fato mantinha relações próximas com a referida facção, porém integrava outra facção menor. “O celular ainda demonstrou que ele não só emprestava o carro para o cometimento de delitos, mas na verdade ia diretamente participar dos crimes. Ele confessa em seu celular ter participado de diversos homicídios contra membros da facção rival”, ressalta.

Diante dos fatos, o preso acabou sendo autuado pelos crimes adulteração de veículo, posse ilegal de arma de fogo e constituir organização criminosa com atuação de arma de fogo.

Além disso, foi dado cumprimento ao mandado de prisão em aberto pelo crime de tentativa de homicídio, emitido pela comarca de Irecê (BA). Em seguida foi encaminhado para a unidade prisional, onde permanece desde então.

Com o aprofundamento das investigações, o delegado representou pela prisão preventiva do investigado, a qual foi deferida pelo Poder Judiciário, e cumprida na manhã desta quinta-feira (14).

Outro homicídio

O jovem preso ainda é investigado pela morte de Vitor Cardoso de Sousa, de 25 anos. O crime ocorreu em frente a uma distribuidora de bebidas na Avenida LO-31, na Arso 151 (1.503 sul), no dia 25 de maio, cinco dias após a morte de Diuiliam. O caso segue sendo investigado.

“Diante das conversas interceptadas no celular dele, é possível que a autoria ou participação dele também seja atribuída a outros crimes de homicídios”, conclui o delegado.

Operação “Paz”

A operação “Paz” acontece em todo o país, coordenada pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), por meio do Programa Nacional de Enfrentamento às Organizações Criminosas.

Além do Tocantins, participam da operação os estados do Amapá, Amazonas, Bahia, Ceará, Goiás, Maranhão, Pará, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Rio de Janeiro e Roraima.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.