Investigação

Polícia identifica 16 candidatos que receberam gabarito não oficial do concurso da PM

As provas do concurso foram realizadas em março deste ano e o líder da fraude já foi preso pela polícia.

Por Redação 1.740
Comentários (0)

12/10/2018 09h58 - Atualizado há 5 anos
O concurso da PM está suspenso

A Polícia Civil conseguiu identificar 16 candidatos que receberam o gabarito não oficial do concurso da Polícia Militar do Tocantins, realizado em março deste ano.

O inquérito que investiga a fraude foi concluído nesta semana e chegou ao total de 35 números de telefone envolvidos no esquema. Eles vão responder por associação criminosa e fraude em concurso público. 

A origem de outros 19 números ainda é desconhecida, pois estavam cadastrados em nome de terceiros que não tiveram envolvimento com a fraude.

As investigações tiveram início após a apreensão de um aparelho celular encontrado no banheiro  de um dos locais de prova em Araguaína, norte do Estado, conforme revelado com exclusividade pelo AF Notícias

Em decorrência desse fato, a Polícia Civil deflagrou a Operação Ateleia, em 21 de junho, nos Estados do Tocantins, Maranhão e Piauí.

Ao todo, 14 pessoas foram presas, entre elas Antônio Ferreira Lima Sobrinho, conhecido pela alcunha de 'Antônio Concurseiro’, o mentor da fraude.

Em julho, o MPE divulgou que apurava irregularidades do concurso e expediu recomendação ao governador Mauro Carlesse (PHS) para manter o certame suspenso.

Em setembro deste ano, o MPE instaurou um inquérito para investigar a apreensão de outro aparelho celular em uma das salas de aula do Colégio Darcy Ribeiro, em Palmas, no dia da aplicação das provas, fato mantido sob sigilo até ser revelado com exclusividade pelo AF Notícias.

Além dessas investigações, o MPE ainda apura o rompimento do lacre de um dos envelopes de provas na cidade de Arraias, no sul do Tocantins.

A SUSPENSÃO

O concurso da PM do Tocantins foi suspenso ainda em março deste ano, mês da aplicação das provas, por determinação do Tribunal de Justiça do Tocantins (TJ), após o então governador Marcelo Miranda (MDB) ter o mandato cassado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

O concurso continua suspenso e não tem previsão para ser retomado. O certame oferta 1.00 vagas para soldado e 40 para oficial. 

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.