Palmas

Policiais federais farão protesto no Tocantins contra defasagem salarial de 88%: 'inaceitável'

O protesto terá exposição de faixas e informações detalhadas sobre a defasagem.

Por Redação
Comentários (0)

26/10/2023 07h20 - Atualizado há 6 meses
Policiais federais

Policiais federais marcaram uma manifestação contra a defasagem salarial, em Palmas, nesta quinta-feira (26), a partir das 09h. A iniciativa faz parte de um movimento nacional e ocorrerá em frente à Superintendência Regional da Polícia Federal no Tocantins (SR/PF/TO).

O protesto terá exposição de faixas que destacam a importância da causa, fornecerá informações detalhadas sobre a defasagem salarial enfrentada pelos policiais federais e a necessidade de sua reestruturação.

Além disso, serão debatidas possíveis medidas a serem tomadas no futuro, com o objetivo de alcançar uma solução satisfatória para a situação.

‘Defasagem salarial inaceitável’

No Tocantins, os policiais foram convocados pelo Sindicato dos Policiais Federais no estado (SINPF/TO), pela Associação dos Delegados de Polícia Federal e pela Associação dos Peritos Criminais Federais.

As entidades argumentam que os salários dos policiais federais enfrentam uma defasagem média de 51%, sem que seja levado em conta o recente reajuste salarial anunciado pelo governo federal no início deste ano. “Esse ajuste mal compensou a redução causada pela reforma da previdência de 2019, que impactou negativamente os vencimentos da categoria”, afirmam.

Defasagem ampliada em comparação

Quando comparados a outras carreiras federais, segundo as entidades representativas, a defasagem dos policiais federais atinge 88%. “Isso se deve a aumentos salariais concedidos a várias outras categorias, enquanto a remuneração dos policiais federais permanece estagnada. A situação se agrava quando se observa o período de 2001 a 2023”, frisam.

‘Segurança pública é investimento, não despesa’

O sindicato e as associações também ressaltaram que o investimento nos servidores da polícia federal é um ato de responsabilidade.

Conforme eles, a PF contribui significativamente para os cofres públicos, gerando em média 43 bilhões de reais anualmente em apreensões (segundo dados divulgados pela própria PF), restituições e prejuízos evitados, em comparação com seu orçamento anual de cerca de 8 bilhões de reais. Cada real investido na Polícia Federal retorna aproximadamente 5,3 reais em benefícios para a sociedade, segundo as entidades.

Crescente demanda e significado

Também argumentam que o aumento na demanda por atividades da Polícia Federal, incluindo a recente regulamentação de armas de fogo pelo Programa de Ação na Segurança (PAS), enfatiza a necessidade urgente de valorização dessa carreira vital. “A Polícia Federal possui atribuições complexas, com várias frentes de atuação nos campos de polícia preventiva e judiciaria”, citam.

Proposta histórica e necessária

“A proposta da categoria de reestruturação apresentada é o resultado de um esforço conjunto entre as entidades representativas dos policiais federais e a direção-geral da Polícia Federal, apoiada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública. Esta iniciativa tornou-se um projeto de governo e foi encaminhada ao Ministério da Gestão e da Inovação nos Serviços Públicos para a alocação dos recursos no Orçamento da União, porem desde então o processo encontra-se suspenso”, finalizam as instituições.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.