Novo decreto

Porte de arma é liberado para todos os advogados; OAB-TO avalia como vitória

A profissão foi inserida entre as atividades de risco que autorizam o porte.

Por Redação 2.842
Comentários (0)

23/05/2019 11h01 - Atualizado há 4 anos
Nova decreto libera porte de arma para todos os advogados

Ao alterar o decreto que ampliou a posse e o porte de armas, o presidente Jair Bolsonaro passou a permitir que todos os advogados tenham porte de arma. No texto anterior, o porte era restrito aos advogados públicos.

A profissão foi inserida entre as atividades de risco que autorizam o porte. Também integram o rol políticos, caminhoneiros, oficiais de Justiça, jornalistas, membros do Judiciário e do Ministério Público que exerçam funções de segurança.

O novo texto também garantiu o porte a funcionários de lojas de armas e de escolas e clubes de tiro que sejam responsáveis pela guarda dos armamentos. O texto anterior previa esse direito somente aos proprietários ou dirigentes desses locais.

A Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Tocantins avaliou a medida como uma vitória para a classe. “Essa é uma prerrogativa a mais que garante isonomia entre advocacia, promotores e juízes. Outras carreiras jurídicas já possuíam há tempos esse direito, que agora passa a ser uma faculdade de toda a advocacia”, Disse o Presidente da OAB/TO, Gedeon Pitaluga.

Conforme a OAB, em todo o país existem relatos de advogados que tiveram suas vidas ceifadas, sofreram violência ou ainda graves ameaças no exercício da profissão.  

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.