MPTO

Precariedade de estradas vai parar na Justiça com pedido de intimação pessoal de prefeito

Situação está inviabilizando o transporte escolar em Palmeirópolis.

Por Redação 575
Comentários (0)

02/04/2022 08h10 - Atualizado há 2 anos
Situação prejudica acesso dos estudantes à escola

A Promotoria de Justiça de Palmeirópolis ajuizou, nesta sexta-feira (1º/4), ação judicial com o objetivo de obrigar o Município de Palmeirópolis a fornecer transporte escolar a alunos da zona rural e a fazer reparos nas estradas vicinais para facilitar o acesso dos estudantes à escola.

Conforme a ação, diversos procedimentos extrajudiciais foram instaurados na Promotoria de Justiça com a finalidade de investigar a situação das estradas vicinais em diferentes regiões do município, visto que elas estariam intransitáveis e inviabilizando o tráfego de ônibus e o acesso de crianças e adolescentes à sala de aula.

Em razão disso, o Ministério Púbico tentou, de forma administrativa, resolver a situação, porém obteve da prefeitura e da Secretaria da Educação respostas vagas e sem qualquer documentação comprobatória. Foi até alegado que a manutenção das estradas não teria ocorrido porque o município havia concentrado esforços e recursos na área da saúde.

Na ação, o promotor de Justiça Mateus Ribeiro reforça que a Constituição Federal prevê o acesso à educação como um direito de todos e um dever do Estado e da família. Além disso, a Lei de Diretrizes e Bases preceitua que incumbe ao município assumir o transporte escolar dos alunos da rede municipal.

A ação ainda requer que o prefeito Bartolomeu Moura Júnior seja citado pessoalmente a cumprir a decisão. Em caso de descumprimento, que sejam aplicadas multas diárias em valores situados entre R$ 10  mil e R$ 20 mil para cada obrigação.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.