Luto

Prefeito de Tupiratins, Coronel Janilson Veras morre após passar quase 20 dias internado

O prefeito estava internado em uma UTI em Palmas desde o dia 6 de maio.

Por Redação 1.115
Comentários (0)

26/05/2021 07h20 - Atualizado há 2 anos
O coronel Janilson Veras estava em seu primeiro mandato como prefeito

O ex-comandante da Polícia Militar do Tocantins (PMTO) e atual prefeito do município de Tupiratins, no norte do estado, Coronel Janilson Veras Barbosa, de 68 anos, faleceu na noite desta terça-feira (25).

Ele havia sofrido um Acidente Vascular Cerebral (AVC) e estava internado em um hospital de Palmas desde o dia 6 de maio. Irmão do prefeito, o também coronel Jaizon Veras relatou que ele passou mal em casa e foi encaminhado para o Hospital de Tupiratins e, logo depois, transferido para a capital.

Antes de ingressar na carreira política e ter sido eleito vice-prefeito de Tupiratins em 2012, Janilson ocupou os cargos de Secretário de Segurança Pública entre 2013 e 2016 e foi Comandante Geral da Polícia Militar na década de 1990. Nas eleições passadas foi eleito prefeito de Tupiratins pelo Democratas com mais de 60% dos votos.

Com a morte do gestor, a cidade será administrada pela vice-prefeita Filomena Coelho dos Santos Silva, conhecida como Filó (PSD). Ela já estava à frente da cidade durante o afastamento do atual prefeito.

Autoridades, políticos e amigos lamentaram a morte.

NOTAS DE PESAR

Com muito pesar, recebi a notícia do falecimento do coronel Janilson Veras Barbosa, prefeito de Tupiratins e irmão do ex-comandante-geral da Polícia Militar do Tocantins, coronel Jaizon Veras, ocorrido no final da tarde desta terça-feira, 25, em Palmas.

O coronel Janilson Veras Barbosa, antes de ingressar para a política e ser eleito vice-prefeito e depois prefeito de Tupiratins, construiu uma sólida e brilhante carreira na PM do Tocantins, onde alcançou o mais alto posto, o de comandante-geral da corporação. Por sua competência e profissionalismo em sua trajetória no serviço público estadual, o coronel Janilson exerceu também os cargos de secretário-chefe da Casa Militar, secretário de Estado da Segurança Pública do Tocantins, além de diretor-geral do Detran/TO, dentre outros.

Neste momento de pesar, clamo ao nosso bom e amado Deus que console os corações de sua esposa, seus filhos, seu irmão coronel Jaizon, demais familiares, amigos e dos cidadãos tupiratinenses que, com certeza, sentem a partida repentina do coronel Janilson Veras Barbosa.

Mauro Carlesse | Governador do Estado do Tocantins

_______________________________________________________________________________

É com muito pesar que recebo a triste notícia do falecimento do prefeito de Tupiratins, cel. Janilson Veras Barbosa, ocorrido nesta terça-feira, 25.

Janilson tinha 68 anos, era militar reformado da Polícia Militar, e alcançou o cargo de coronel, bem como o Comando-Geral da PM e secretário de Estado da Segurança Pública. Eleito prefeito nas últimas eleições, vinha atuando com muita seriedade em prol dos munícipes e na busca do progresso de Tupiratins.

Neste momento de luto e tristeza, em nome do amigo, o cel. Jaizon Veras, externo as mais sinceras condolências aos demais familiares, amigos e a toda população tupiratinense que se encontram enlutados. Peço a Deus que, com toda a sua misericórdia, dê o conforto necessário a todos, especialmente para seus cinco filhos e sua esposa dona Maria de Nazaré Veras César.

Wanderlei Barbosa | Vice-governador do Tocantins

_____________________________________________________________________________

Foi com profunda tristeza que recebemos na noite desta terça-feira (25), a informação da morte do ex-comandante da Polícia Militar do Tocantins (PMTO) e atual prefeito da cidade de Tupiratins, Coronel Janílson Veras.

Janílson é irmão do também Cel. Jaizon Veras e ex-secretário de Segurança Pública do Tocantins.

Janílson deixa um legado de excelentes serviços prestados ao Tocantins, tendo seu trabalho reconhecido por onde passou.

Nos solidarizamos com nosso amigo, o cel. Jaizon Veras e demais familiares neste momento de extrema dor e rogamos à Deus que possa confortas vossos corações.

Davi Goveia Júnior | Presidente - Agência Tocantinense de Saneamento (ATS)

_____________________________________________________________________________

Lamentavelmente, a Associação Tocantinense de Municípios (ATM), em nome do presidente Diogo Borges, demais prefeitos e prefeitas, bem como colaboradores da entidade municipalista, externa seu mais profundo pesar pelo falecimento do prefeito de Tupiratins, Janilson Veras Barbosa (68 anos), popularmente conhecido no Município como Coronel Janilson, em decorrência de complicações de um AVC (Acidente Vascular Cerebral).

O ex-prefeito é militar reformado da Polícia Militar, e alcançou o cargo de coronel, bem como o Comando-Geral da PM e Secretário de Estado da Segurança Pública. Janilson foi eleito nas últimas eleições com 61,91% dos votos válidos, o que corresponde a 980 votos no total.

O presidente da ATM e prefeito de Talismã, Diogo Borges, lamentou o falecimento do colega prefeito e disse que Coronel Janilson vinha realizando expressivo trabalho em Tupiratins, buscando incansavelmente o desenvolvimento econômico e social do Município. Por fim, o presidente da ATM disse que o Movimento Municipalista perde um grande combatente.

No dia 06 de maio, o prefeito sofreu AVC e, após avaliações médicas, precisou ser encaminhado para unidade hospitalar em Palmas, onde precisou ser internado em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e intubado para preservar a respiração, informou a equipe médica que atendeu o prefeito. Janilson chegou a apresentar evoluções positivas ao longo tratamento, mas uma piora no quadro clínico acarretou parada cardíaca que vitimou o gestor.

Que Deus em sua infinita bondade possa confortar amigos e familiares neste momento de imensa dor.

Diogo Borges | Presidente

______________________________________________

Com tristeza nos solidarizamos com a família Veras Barbosa e todos os moradores de Tupiratins, pelo falecimento do prefeito Janilson Veras Barbosa, 68 anos.

“Perdemos um líder, um homem honrado e trabalhador. O Coronel Janilson deixa seu legado de compromisso com a segurança pública do Tocantins, além do grande trabalho realizado em Tupiratins”.

Amigo, Coronel Janilson é irmão do Coronel Jaizon, que pedimos a Deus forças nessa hora de dor.

Coronel Janilson foi comandante-geral da PM, no Tocantins e Secretário de Segurança Pública.

Rogamos a Deus consolo aos corações de todos os familiares e a população de Tupiratins.

Nossos sentimentos.

Olyntho e família | Deputado Estadual

__________________________________________________

Soubemos há pouco do falecimento do prefeito de Tupiratains, Cel. Janilson Veras, que estava hospitalizado em Palmas há 18 dias. 

O cel Janilson foi um grande prestador de serviço para o Estado do Tocantins, onde deixa um legado e uma folha de contribuição inquestionáveis para a população do nosso Estado, tanto no combate ao crime como na construção das políticas públicas de segurança.

Como comandante-geral da Polícia Militar atendeu a sociedade com maestria, e com muito diálogo e firmeza também conduziu a Secretaria de Segurança Pública, no primeiro mandato do Governo Marcelo Miranda, onde apresentou excelentes resultados para o nosso povo.

Com as nossas mais sinceras homenagens e reconhecimento ao trabalho do prefeito, Cel. Janilson Veras, em nome do nosso amigo, o cel. Jaizon Veras, cumprimentamos todos os demais familiares neste momento de dor extrema, e rogamos a Deus o descanso merecido a esse grande soldado que sempre lutou o bom combate.

Nossos sentimentos,

Deputada Federal, Dulce Miranda e Marcelo Miranda.

__________________________________________________

Com tristeza recebi a notícia do falecimento, nesta terça-feira, 25, do prefeito de Tupiratins, coronel Janilson Veras Barbosa. Com muita convicção em seu projeto por uma Tupiratins melhor, fiz questão de caminhar ao seu lado durante a campanha de 2020. Um homem simples, que conhecia o dia-a-dia do seu povo.

Com o coração enlutado, mas grato a Deus pela oportunidade em conhecê-lo, solidarizo-me com sua esposa, Dona Maria de Nazaré Veras César, seus filhos, André, Olavo, Janira, Lilia e Adriana.

A vice-prefeita, Dona Filó, o ex-prefeito Weltman, familiares e amigos. Rogamos ao Pai Celestial que acolha Seu filho e lhe dê o merecido descanso. Pedimos ainda, que fortaleça os corações que sofrem esta irreparável perda.

O meu fraterno abraço,

Vicentinho Júnior | Deputado Federal

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.