Dianópolis

Novo prefeito encontra município sucateado, obras paradas e gabinete até sem telefone

Na Saúde, o secretário disse que a situação 'causa revolta'.

Por Redação 2.614
Comentários (0)

07/01/2021 17h42 - Atualizado há 3 anos
Centro de Zoonoses

O prefeito de Dianópolis (TO), José Salomão, solicitou de cada secretário um relatório elaborado por meio de fotos e depoimentos de servidores acerca da realidade em que a respectiva pasta se encontra.

“Estou preocupado com a realidade apresentada por cada secretário, principalmente por conta do atual momento em que estamos passando. É preciso ter responsabilidade para cuidar da casa e não sobrar para o ordenador de despesas, que no caso sou eu”, afirmou.

Dianópolis é a principal cidade do sudeste do Tocantins e era comandada por Padre Gleibson Moreira, que não disputou a reeleição nas Eleições 2020. 

Secretaria Municipal de Saúde e Saneamento

A exemplo disso é o caso da Unidade de Pronto Atendimento (UPA). De acordo com situação vivenciada pelo secretário municipal de Saúde, Israel Leite Furtado, as condições atuais “causam revolta”.

O prédio está totalmente abandonado, com o mato crescendo de forma exorbitante a cada dia, fiação elétrica exposta, vidros de janelas quebrados, portas danificadas, tomadas elétricas arrancadas e o teto de várias salas desmoronando por conta de infiltrações.

Com relação à frota de veículos da saúde, há condições consideráveis de atender a demanda. Porém, foi averiguado a existência de veículos em estado precário, sem motor e ferramentas recomendadas, como triângulo, chave de roda, volante e estepe. Além disso, foram encontrados vidros quebrados e sem manutenção mecânica, dificultando o atendimento da população nesse início da nova gestão.

Há também, no Centro de Atenção Psicossocial (Caps), cadeiras em bom estado de conservação sendo deixadas na área externa por falta de espaço para utilizá-las, expostas ao sol e à chuva, acarretando o enferrujamento.

Para o secretário, "os veículos precisavam estar com a manutenção mecânica adequada para atender às condições de trabalho e saúde, tanto para os pacientes quanto para os motoristas, sobretudo, em tempos de pandemia da covid-19".

Outra dificuldade enfrentada nesse primeiro momento da gestão, segundo o secretário, foi a falta de transferência por parte da gestão passada, em repassar informações primordiais para um bom andamento da máquina pública, dentre elas, elenco de patrimônio adquirido nesses últimos 4 anos originários de emendas parlamentares, continuidade de contratos e convênios de serviços essenciais, sendo o mais grave, a demissão de médicos, enfermeiros, odontólogos e demais profissionais da saúde em plena pandemia.

Secretaria Municipal de Obras e Transportes

Na garagem da Prefeitura Municipal, comandada pelo secretário de Obras e Transportes, Camerino Costa Batista, a situação é alarmante. Maquinários sucateados, frota de veículos parados e sem manutenção, condição insalubre para os servidores e materiais espalhados pelo chão.

Além disso, o Centro de Controle de Zoonoses Municipal, que fica situado dentro da garagem, está em desuso e com precária condição na estrutura física, também com veículos parados.

"Para executarmos um bom serviço, é necessário ter um ambiente de trabalho preparado. E isso não é nossa realidade. Alguns veículos precisam urgentemente de manutenção na parte mecânica. Não temos nenhuma máquina no município apta ao trabalho. Todas estão paradas sem condição de uso. Parece que foram deixadas para se acabar com o tempo. O caos chega ao ponto de que no gabinete estamos sem impressora, computador ou mesmo um simples inventário do patrimônio da secretaria”, afirmou Camerino.

Também na gestão passada foram realizadas obras de pavimentação asfáltica em vários bairros da cidade. No entanto, com o período chuvoso, a obra cedeu devido falta de calçamento e meios-fios. Com isso, abriram-se crateras e parte do asfalto de diversas ruas cedeu. A engenharia do município fará um laudo para verificar se a obra seguiu os padrões técnicos necessários.

O prefeito José Salomão tem outra preocupação com relação à uma obra iniciada pela gestão anterior, com recursos próprios. Trata-se da reforma e revitalização da Praça da Liberdade, no setor Bela Vista, que até o momento não foi concluída. Apesar de pintada, faltam bancos, sinalização para taxista e há entulho acumulado. A obra foi empenhada no valor de R$ 114.347,00.

Veículos sucateados

Secretaria Municipal de Esportes e Juventude

Já na Secretaria de Esportes e Juventude, comandada pelo secretário Jonas Aires, causa aflição a condição a qual se encontra o Estádio de Futebol Dr. Magalhães. Foi iniciada uma reforma pela gestão anterior, entretanto, ela não foi concluída. “Não há condição de realizar nenhuma atividade esportiva com este cenário. É urgente a conclusão da reforma do estádio”, relatou o secretário.

Ainda conforme o relatório do secretário, foi constatado que os telecentros comunitários estavam fechados e sem funcionamento. “Será necessária uma manutenção imediata para todos os computadores, contratação de pessoal para dar continuidade aos cursos de iniciação à informática, acesso livre à internet e reforma dos prédios”, informou Jonas. 

Reforma inacabada do estádio

Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Turismo e Cultura

Na Biblioteca Municipal, sob responsabilidade da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Turismo e Cultura, administrada pelo secretário Magno Gledson Romão Moura, foi constatado que o depósito está sem funcionamento, sendo necessária uma organização de todo acervo.

Na área externa há diversos materiais encontrados no chão dos corredores e nenhum programa em execução. Será necessário um trabalho amplo e minucioso para o resgate das ações da secretaria.

“Muito triste ver que nossa biblioteca se transformou em um depósito, cheio de poeira e livros estragados. Descaso total com a cultura. Nosso objetivo agora é solucionar essas questões e implementar projetos para área do Meio Ambiente e fomento ao turismo”, pontuou Magno.

Entulho

Tomadas de decisões

Diante de todo o exposto, o prefeito José Salomão decidiu executar uma tomada de contas especial para apurar fatos que acarretem danos ao erário. “Diante destes fatos apresentados pelos secretários, resolvi tomar essa decisão que, inclusive, é recomendada pelo Tribunal de Contas do Estado”, ressaltou o prefeito, indagando a falta de equipamentos até em seu gabinete, como computador, impressora e telefone.

Outra demanda solicitada pelo prefeito é uma auditoria, a fim de analisar a situação financeira e orçamentária da administração.

“Houve muita propaganda, muita tinta em praças, mas a verdade é que vai ser preciso muito trabalho para recompor o município. Tudo isso em meio a essa pandemia. É preocupante”, salientou o prefeito.

Em razão dos aumentos de casos da covid e iminentes casos de dengue, o prefeito José Salomão prorrogou o decreto estado de emergência em saúde, baseado na Lei 13.979/20.

Teremos muito trabalho, mas estamos preparados para o desafio. Dianópolis merece ser bem cuidada. Tratada com respeito. Nossa vaidade tem que ser por Dianópolis, estamos aqui para servi-la”, afirmou Salomão.

VEJA MAIS FOTOS 

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.