Peixe

Prefeitura abre edital para privatizar temporada de praia durante 3 anos no Tocantins

Gestão disse que a situação financeira do município 'não é nada boa'.

Por Conteúdo AF Notícias 3.117
Comentários (0)

20/05/2022 14h45 - Atualizado há 1 ano
Praia fica às margens do Rio Tocantins

A Prefeitura de Peixe, no sul do Tocantins, lançou edital para conceder à inciativa privada o direito de explorar economicamente a Praia da Tartaruga durante o período de 3 anos. O prefeito do município é Augusto Cézar Pereira dos Santos, o Cezinha (MDB).

As propostas das empresas interessadas serão recebidas no dia 25 de maio. A remuneração da vencedora se dará exclusivamente pela exploração dos espaços públicos no percurso da temporada de praia.

O edital contempla a exploração da área de estacionamento de acesso à praia da Tartaruga, com 96,68 hectares, e mais a integralidade do espaço da praia, com aproximadamente 2 mil metros quadrados. A empresa contratada será responsável pela realização e exploração da temporada, entre os meses de junho e agosto.

"Os serviços a serem fornecidos pela empresa vencedora compreendem a realização, organização, operacionalização, coordenação e execução de todos os eventos, com fornecimento de materiais, mobiliários, equipamentos, sonorização, suporte logístico, material de apoio técnico, contratação de seguranças, shows artísticos, serviços de publicidades, Alvarás de Licenças e de Vigilância Sanitária, e tudo mais que se fizer necessário ao atendimento das demandas dos eventos turísticos", afirma o documento.

No edital da licitação, a prefeitura ressalta que o município organiza e monta, todos os anos, uma infraestrutura completa para receber moradores e turistas, com uma realização extensa de programação, entre elas shows artísticos e atividades culturais e esportivas. “Porém, tal realização este ano se torna inviável em razão da situação financeira do município, que não é nada boa”, destacou.

A administração destaca, ainda, que tem outras prioridades a serem cumpridas, como o reajuste do piso do magistério; reajuste dos servidores do quadro geral e dos profissionais da Saúde; cumprimento de pagamento da contribuição dos servidores para o INSS; pagamentos de precatórios; transporte escolar; manutenção da infraestrutura da cidade (limpeza, recapeamento, tapa buracos, etc), dentre outros.

Outro fator que impossibilita [a realização da temporada de praia em 2022] é a falta de materiais necessários para construção de toda infraestrutura, os quais teriam que ser todos adquiridos novamente, tornando-se oneroso aos cofres públicos, refletindo negativamente no desenvolvimento social e estrutural da cidade”, pontuou a gestão.

Importância 

A realização do evento “Ecopraia da Tartaruga”, conforme a prefeitura, é de suma importância para o desenvolvimento turístico e cultural do Município de Peixe e tem como objetivo primordial manter viva esta tradição turística. 

A praia fica distanciada cerca de 6 km da cidade e é considerada a mais conhecida da região, atraindo todos os anos, no mês de julho, turistas de cidades vizinhas, de outras partes do Tocantins, do Brasil e até do exterior.

“A praia de areias brancas, que surge no verão peixense, às margens do Rio Tocantins, encanta a todos por sua beleza única. Vem sendo há muitos anos um dos principais atrativos turísticos do município e ganhou este nome em homenagem às tartarugas que em um determinado período faz a sua desova naquele local”, disse a prefeitura. 

O edital da licitação está disponível aqui.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.