<span style="font-size:14px;"><u>Da Redação</u><br /> <em>Portal AF Notícias</em><br /> <br /> A Prefeitura de Araguaína informou recentemente que reduziu os gastos totais com folha de pagamento em aproximadamente R$ 1,3 milhão no último ano, o equivalente à soma das folhas de onze das menores secretarias do Município. O consultoria para as </span><span style="font-size:14px;">readequações</span><span style="font-size:14px;"> foi feita pelo Instituto Aquila, depois de levantamentos em todos os órgãos municipais desde outubro de 2013.<br /> <br /> <u><strong>Elevado custo e sem licitação</strong></u><br /> <br /> Apesar da redução apontada pela Prefeitura, o custo da consultoria consumiu quase 37% do total economizado. O contrato com a empresa mineira foi assinado em outubro de 2013 e deveria acabar em outubro deste ano. Em 2014, a Secretaria Municipal de Administração efetuou seis pagamentos que totalizam R$ 473.940,00.<br /> <br /> O Instituto Aquila foi contratado sem licitação sob a justificativa de prestar “serviços especializados e singulares”, em outras palavras, o instituto seria o único que estava em condições de atender o Município, apesar de outras empresas do ramo prestarem os mesmos serviços.<br /> <br /> Conforme a prefeitura, as reduções foram realizadas em três frentes de trabalho: diminuição da folha de pagamento, realização de treinamentos com pessoal e acompanhamento de processos gerenciais.<br /> <br /> <u><strong>Economia não foi “passe de mágica”</strong></u><br /> <br /> A Prefeitura afirmou ainda que dois bons exemplos da economia estão na Educação e Saúde, secretarias com maior quadro de servidores e consequentemente maior folha de pagamento.<br /> <br /> Na Educação, houve uma redução de R$ 503.423,23 nos gastos com folha. A secretaria diminuiu o número de servidores excedentes de 2.231 em outubro de 2013 para 1.548 em outubro de 2014. Na Saúde, a economia foi de R$ 589.188,35 nos gastos com a folha. No mesmo período da análise, os servidores da pasta caíram de 1.320 para 1.232.<br /> <br /> Em outubro de 2013, estavam lotados na Prefeitura um total de 4.607 servidores. No último mês, este número reduziu mais de 17%, chegando a 3.801 servidores públicos.<br /> <br /> Só lembrando que essa redução não se trata de nenhuma mágica ou mérito da consultoria prestada pelo Instituto Aquila, ela aconteceu, principalmente, devido à terceirização dos funcionários da Prefeitura, que passaram a ser contratados pelo ISES – Instituto Sócio Educacional Solidariedade.<br /> <br /> <u><strong>...Mas tem também seus méritos</strong></u><br /> <br /> Segundo a Prefeitura, através da consultoria do Instituto foi implantado em Araguaína o Programa de Formação de Gestores, executando 16 projetos de melhorias para servidores.<br /> <br /> Na Secretaria da Saúde, por exemplo, os servidores propuseram como projeto-piloto a redução de despesas com água, energia elétrica e telefonia fixa, reduzindo desperdícios no consumo. O trabalho apresenta potencial de economia de 12% dos recursos hoje empregados.<br /> <br /> Juntas, todas as capacitações apresentam potencial de economia de até R$ 500 mil reais em despesas, com o desenvolvimento de projetos nas secretarias.</span>