Educação

Prefeitura de Palmas anuncia plano para retomada das aulas a partir do dia 3 de agosto

As aulas retornam no dia 03 de agosto de forma não presencial.

Por Redação 1.080
Comentários (0)

18/07/2020 09h17 - Atualizado há 2 meses
Live com a prefeita Cinthia Ribeiro

A prefeita de Palmas, Cinthia Ribeiro, anunciou o Plano Educacional Emergencial, elaborado pela Secretaria Municipal da Educação (Semed), que contém as diretrizes para continuidade das aulas da rede municipal de ensino a partir do dia 03 de agosto, em modalidades não presenciais e outras medidas referentes às atividades escolares no período atípico ocasionado pelas medidas de prevenção ao coronavírus.

O anúncio foi feito durante live transmitida na tarde desta sexta-feira (17). A prefeita iniciou a transmissão agradecendo o empenho dos profissionais que compõem o quadro da Educação Municipal e afirmou que todos permaneceram na linha de frente e não mediram esforços para trabalhar de forma coordenada de modo a não deixar os alunos desassistidos.

“Desde o dia 14 de março, quando suspendemos as aulas por causa da pandemia do novo coronavírus, nós não paramos nenhum momento e a ferramenta Palmas Home School foi pioneira em levar comunicação e integração entre as famílias e entre os nossos alunos, para que os mesmos não ficassem desassistidos. A partir de agosto, as aulas retornam de forma não presencial, por meio do canal de TV digital 5.1 e também pela ferramenta Palmas Home School”, afirmou.

Funcionamento

Durante a live, a secretária Municipal da Educação, Cleizenir Santos, acompanhada da secretária executiva, Valéria Albino, e das superintendentes Anice Moura e Rosangela Ribeiro, explicaram como o plano de ação de retomadas das atividades escolares será colocado em prática.

Segundo a equipe, o plano contempla aulas não presenciais por meio da ferramenta Palmas Home School, disponível na internet e material impresso para quem não tem acesso à rede mundial de computadores, além de mais um recurso, as teleaulas.

Por meio de um canal contratado pela Semed, as aulas produzidas e ministradas pelos professores da rede municipal de educação serão veiculadas na televisão aberta, pelo canal 5.1. A partir de agosto, todas as atividades não presenciais a serem propostas aos alunos passam a ser contabilizadas como hora/aula para cumprimento da carga horária estabelecida pela legislação.

Para facilitar a programação de alunos e familiares, cada série terá seu horário e dia determinados na programação do canal. As teleaulas contemplam todas as modalidades de ensino, desde a educação infantil até a educação para jovens e adultos. O conteúdo e as atividades serão unificados, e seguem o mesmo padrão disponibilizado a todos os alunos da rede, independente da unidade escolar em que esteja matriculado.

“Todas as orientações e diretrizes contempladas no plano estão em concordância com o Documento Curricular do Tocantins”, observa a secretária municipal da Educação, Cleizenir Santos.

Ainda segundo a equipe de técnicos, a possibilidade de retorno presencial das atividades é apenas sugerida no plano, de forma gradativa e crescente até contemplar a totalidade dos alunos, mas somente a partir de setembro e a depender do nível de contaminação do coronavírus em Palmas apontado pelos boletins epidemiológicos.

Como sintonizar os canais

Para ter acesso às teleaulas, é necessário realizar uma atualização nos canais abertos do aparelho de televisão. Independente de marca, todos têm processos parecidos na busca de novos canais, basta acessar o menu pelo controle remoto e procurar a opção que mais se assemelha a “busca de canais”.

Em alguns televisores, esta opção se chama “Busca/Sintonia Automática”, “Programação de Canais” ou “Atualização de Canais”. Depois de encontrar, é só clicar na opção e seguir as orientações da tela, aguardando até o final do processo. Ao concluir esta etapa, os novos canais da emissora já estão disponíveis.

A criança e/ou educando que perder a transmissão através da TV, terá a oportunidade de acessar o conteúdo integral online, por meio da ferramenta Palmas Home School.

(Secom Palmas) 

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2020 AF Notícias. Todos os direitos reservados.