MPTO

Presidente é investigado por nepotismo após nomear esposa e sobrinha na Câmara de Palmeirante

Esposa não é qualificada para o cargo e sobrinha não possui expertise, segundo o MPTO.

Por Redação 1.105
Comentários (0)

18/01/2024 16h41 - Atualizado há 2 meses
Câmara Municipal de Palmeirante

Denúncia anônima realizada sobre possíveis práticas de nepotismo e ato de improbidade administrativa envolvendo a esposa e a sobrinha do presidente da Câmara Municipal de Palmeirante levou o Ministério Público do Tocantins (MPTO) a expedir recomendação ao vereador para que sejam adotadas medidas para regularizar a situação.

O documento leva em conta que o presidente da Câmara Municipal nomeou a esposa para o cargo em comissão de chefe do setor financeiro e a sobrinha para o cargo de mensageira, por meio de contratação temporária.

Conforme comprovação, a esposa do vereador não é qualificada para o exercício do cargo e a sobrinha não possui expertise para o exercício do referido cargo, experiência anterior ou qualquer formação específica.

Recomendação

Na recomendação, expedida pela 2ª Promotoria de Justiça de Colinas do Tocantins no dia 08 de janeiro, o presidente da Câmara Municipal de Palmeirante deverá, no prazo de 10 dias corridos, exonerar as duas servidoras e fixar nas dependências da Casa de Leis cópia da recomendação e do seu efetivo cumprimento.

No mesmo prazo, o presidente deverá ainda orientar todos os vereadores e servidores integrantes de cargo de gestão na Câmara Municipal de Palmeirante acerca da proibição da prática de nepotismo. Também deverá ser criado um formulário próprio para que o nomeado ou contratado preencha e informe se possui parentesco com a autoridade nomeante, indicando o vínculo e comprovando possuir qualificação técnica para o exercício do cargo.

O MPTO ainda reforça ao vereador quanto à necessidade de não nomear parentes até o terceiro grau para cargos que exigem qualificações técnicas, ressalvados os cargos efetivos providos via concurso público e/ou a comprovação de que o familiar possui qualificação técnica para tanto.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.