Sistema prisional

Presos produzem mais de 400 litros de sabão para higienizar 100% das cadeias do Tocantins

Presos também fazem artefatos de concreto e serviços de serralheria.

Por Redação
Comentários (0)

24/09/2020 08h26 - Atualizado há 3 anos
Sabão produzido por detentos

Mais de 400 litros de sabão líquido artesanal produzidos por detentos da Cadeia Pública de Formoso do Araguaia serão fornecidos como mais um reforço para limpeza e higienização de todas as unidades prisionais do Tocantins.

Segundo o titular da Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju), Heber Fidelis, a Cadeia Pública de Formoso do Araguaia já desenvolve uma série de projetos voltados à ressocialização e ao empreendedorismo social.

“Em Formoso, os custodiados têm produzido, além dos produtos de limpeza, artefatos de concreto e serviços de serralheria. Também desenvolvem projetos na área do artesanato com a fabricação de tapetes, que, além de propiciar aprendizado, permite também a remissão da pena pelo trabalho, conforme prevê a Lei de Execução Penal”, disse.

O Superintendente dos Sistemas Penitenciário e Prisional, Orleanes Alves, explicou que a ação integra o Programa Novo Tempo, que tem fomentado oficinas, cursos e capacitações para os presos do estado.

"Esse é o resultado positivo da implementação deste programa que tem feito toda a diferença no dia a dia das pessoas privadas de liberdade no nosso estado. Todo o sabão artesanal produzido em Formoso será utilizado para melhorar ainda mais a assepsia nas unidades, diminuindo a possibilidade de propagação do novo coronavírus", afirmou.

O diretor da unidade, Miller Azevedo, explicou que observou no conhecimento de alguns presos sobre a produção de saponáceos a possibilidade de produzir produtos de limpeza para o atendimento da unidade e ampliar a produção para auxiliar outros estabelecimentos penais.

"Nossa gestão busca ver nos talentos destes homens que aqui cumprem suas penas oportunidades de multiplicar conhecimento e gerar capacitação, permitindo um local onde a ressocialização possa ser aplicada de fato", finalizou.

O custodiado R.M.C, de 30 anos, é integrante do grupo de presos que fabrica o produto artesanal na unidade. “É muito gratificante que eu possa produzir e ensinar algo aos meus colegas. Agradeço por poder participar desse projeto”, disse.

Projetos sociais de trabalho e renda do Sistema Penal do Tocantins

Todo o material utilizado na produção do sabão artesanal na unidade penal de Formoso do Araguaia é fruto de doações realizadas por servidores do Sistema Penal e sociedade.

Para doar, basta contatar a Superintendência de Administração dos Sistemas Penitenciário e Prisional do Estado do Tocantins por meio do e-mail depento@seciju.gov.to.br ou no telefone 63 3218-6944.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.