Doação

Araguaína realiza 1ª captação de órgãos em criança; menina de 7 anos enfrentava câncer

"Ela era muito bondosa, estava sempre querendo dividir as coisas", disse o pai

Por Redação 3.618
Comentários (0)

19/06/2020 16h39 - Atualizado há 3 anos
Captação sendo realizada

Araguaína teve a primeira captação de órgãos do Hospital Municipal Eduardo Medrado (HMEM) na noite dessa quinta-feira (19). O procedimento foi realizado por profissionais do Instituto Saúde e Cidadania (ISAC), que administra a unidade para Prefeitura, e também por especialistas do Instituto de Cardiologia do Distrito Federal (ICDF) que vieram de Brasília.

A doadora é uma menina de sete anos. Um dos motivos que ajudou na aceitação da família foi o sonho da criança em doar seus cabelos para outras meninas que têm tratamento contra o câncer. “Ela era muito bondosa, estava sempre querendo dividir as coisas e, por isso, nós aceitamos”, lembrou o pai.
 
Acolhimento familiar

A morte cerebral da menina foi constatada na última quarta-feira (17) por decorrência de hemorragia cerebral ocasionada por um câncer. A confirmação foi feita por dois médicos e comprovada por exames complementares.

Após o diagnóstico, a família da criança foi orientada e comunicada sobre a possibilidade da doação de órgãos. Um trabalho que envolveu um acompanhamento minucioso do hospital.

Nós, da assistência social, tivemos o papel de acolher, orientar e realizar uma entrevista social com todos os familiares da paciente. É um momento em que eles precisam de acolhimento, mesmo tendo consciência que esse gesto pode salvar a vida de outras crianças”, disse Marleide Teodoro, assistente social do HMEM.

Para o pai, o importante é ajudar outras pessoas mesmo nesse momento difícil. “Nós não queremos que outras famílias sofram o que nós estamos sofrendo. Queremos que elas tenham alegria, amor e vivam muitos anos com a mesma alegria da nossa filha”, disse.

A captação

Um avião da Força Aérea Brasileira pousou no aeroporto de Araguaína no início da noite de quinta-feira e trouxe três profissionais que participaram da captação: a médica cirurgiã Ana Virginia Figueira, a enfermeira Jéssica Lima e a técnica de enfermagem Débora Almeida.

O procedimento realizado no Hospital Municipal Eduardo Medrado durou cerca de quatro horas e captou o fígado e as córneas. Os órgãos captados serão destinados a pacientes na espera por transplante segundo critérios da Central Nacional de Regulação e foram transportados na madrugada desta sexta-feira (19).

Foi um processo bem sério, que teve acompanhamento em todas as fases. No procedimento, que durou cerca de quatro horas, foram captados o fígado e as córneas. Essa foi a primeira captação de órgãos em crianças em Araguaína e envolveu um trabalho multidisciplinar”, enfatizou Márcio Miranda, diretor técnico do HMEM.

(Marcelo Martin e Ascom ISAC)

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.