Processo coletivo

Procon abre processo coletivo contra Claro por má prestação de serviços no Tocantins

As principais reclamações são falha no sinal, sinal fraco, dificuldade de comunicação, etc.

Por Redação 763
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10/05/2019 14h41 - Atualizado há 4 anos
Procon recebeu várias denúncias de consumidores

A Superintendência de Proteção aos Direitos do Consumidor do Tocantins (Procon/TO) abriu processo coletivo contra a operadora de telefonia Claro S.A, em virtude da má prestação de serviço de telefonia celular e internet nos municípios Lavandeira, Combinado, Conceição do Tocantins e Araguaína.

A Portaria N° 002 foi publicada no Diário Oficial do Estado (DOE), desta quinta-feira (9).

As demandas de Araguaína e Lavandeira chegaram a ser discutidas durante uma reunião no último dia 11 de março, entre o superintendente de Proteção aos Direitos do Consumidor (Procon/TO), Walter Viana, a coordenadora de ouvidoria da Claro Brasil, Camila Bernardes de Souza, e um representante da Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Aquicultura (Seagro).

As principais reclamações são falha no sinal, sinal fraco, dificuldade de comunicação, isolamento, interrupção dos serviços de telefonia e internet por até dois dias consecutivos, impossibilidade de efetuar ou receber chamadas e, os dados móveis.

O superintendente do Procon Tocantins, Walter Viana, destacou que as queixas apontam para danos de ordem pessoal e profissional dos inúmeros usuários. “Chegamos a oficiar a Claro para que a mesma respondesse o que seria feito, mas as respostas não foram suficientes para esclarecer os questionamentos.  A atuação do Procon, é para garantir a melhoria da prestação de serviços de telefonia e internet nos municípios tocantinenses”, explicou Viana.

O superintendente destacou ainda que faz parte da Política Nacional das Relações de Consumo  o atendimento das necessidades dos consumidores, o respeito à sua dignidade, saúde e segurança, a proteção de seus interesses econômicos, a melhoria da sua qualidade de vida, bem como a transparência e harmonia das relações de consumo.

Novo Horizonte

As reclamações dos moradores do distrito de Novo Horizonte, em Araguaína, é desde 2014, que chegaram a fazer um abaixo assinado pedindo melhorias nos serviços. Com a má prestação dos serviços as comunidades de Barra da Grota, Gurguéia, Alpercata, Caracol, além de fazendas, assentamentos e instituições escolares da região metropolitana estão sendo afetadas.

É válido lembrar que através do edital nº004/2012/PVCP-SPV a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) estabeleceu que até dezembro de 2015 as operadoras que optaram em atender a as áreas rurais com o serviço de telefonia e banda larga, deviam atender, em no mínimo, 80% da área contida até 30 km da sede de todos os municípios de sua responsabilidade. O que não estava sendo cumprido, pois a previsão final para que 100% dos municípios fossem atendidos era até o fim do ano de 2017."Há pelo menos cinco anos estes consumidores estavam sofrendo com dificuldades em comunicação. Assim que o Procon tomou conhecimento da situação, buscamos tomar as providências necessárias para que a solução seja rápida", afirmou o gestor.

Lavandeira

Em Lavandeira, os consumidores reclamaram que os problemas de sinal de telefonia são diários e desta forma a comunicação é prejudicada. Além dos moradores, órgãos públicos, escolas e estabelecimentos comerciais também estão sendo afetados, causando ainda mais prejuízos aos munícipes.

Combinado

Em combinado os moradores reclamam que não conseguem completar a ligação, sendo comum a interrupção da chamada, ausência de sinal e a velocidade da internet ser baixa, pegando apenas 2G.

Conceição do Tocantins

No município de Conceição do Tocantins, o principal problema é oscilação no sinal que prejudica a velocidade da internet. Os moradores solicitam que a internet deixe de ser 3G e passe para 4G. Um abaixo assinado foi feito para que as melhorias sejam realizadas.

(Thaise Marques)

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