Taipas do Tocantins

Procuradoria dá parecer pela cassação de prefeito reeleito com 84,5% dos votos válidos

O gestor já sofreu uma derrota no primeiro grau e recorreu ao TRE/TO.

Por Conteúdo AF Notícias 5.507
Comentários (0)

26/11/2020 10h55 - Atualizado há 3 anos
Prefeito Silvio Romero, de Taipas do Tocantins

O Procurador Regional Eleitoral, Álvaro Manzano, deu parecer pela manutenção da cassação do registro de candidatura do prefeito reeleito de Taipas do Tocantins, Silvio Romero (DEM), e da sua vice Maria do Socorro (MDB). A chapa venceu o pleito com 84,57% dos votos válidos contra 15,43% do único concorrente, Joaquim Carlos (PSD), o autor da representação.

O registro da chapa vencedora já foi cassado pelo juiz Baldur Rocha Giovannini, da 25ª Zona Eleitoral de Taguatinga, mas os candidatos apresentaram recurso ao Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE/TO).

No parecer, o Procurador Regional afirma que a sentença de primeiro grau "não merece reparo". O prefeito Silvio Romero é acusado de abuso de poder político mediante o uso da máquina pública para autopromoção. Durante o período eleitoral, o gestor fixou placas publicitárias da realização de obras públicas, ostentando o símbolo do governo e seu slogan. Por causa da irregularidade, o prefeito ainda foi multado em R$ 50 mil.

“Nesse sentido, não merece reparo a sentença proferida pelo juízo da 25ª Zona Eleitoral que, considerando a prática de conduta vedada praticada pelos candidatos, proíbe a veiculação de propaganda institucional”, diz o parecer do MPE.

Ainda conforme o parecer, mesmo se não fosse reconhecido o abuso de poder político, ainda assim restaria a prática da conduta vedada em benefício dos candidatos, resultando também na cassação dos registros ou diplomas.

O recurso ainda será julgado pelos juízes e desembargadores do TRE/TO.

VEJA TAMBÉM

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.