Luto

Professor Concesso, um dos principais escritores do Tocantins, falece vítima de covid-19

Ele faleceu em Marabá, PA, onde visitava familiares.

Por Redação 2.276
Comentários (0)

04/09/2020 09h28 - Atualizado há 3 anos
Concesso

Pioneiro, professor e um dos principais escritores de Araguaína e do Tocantins, José Francisco da Silva Concesso faleceu aos 84 anos vítima da covid-19, na manhã desta sexta-feira (4), em Marabá (PA), onde visitava seu único filho e netos.

Segundo informações apuradas, o professor foi internado no último sábado em um hospital particular de Marabá, onde ficou sete dias entubado na UTI, mas não resistiu.

Concesso é fundador da Academia de Letras de Araguaína e Norte Tocantinense (Acalanto) e o atual presidente. Foi vice-diretor da Faculdade Católica Dom Orione (Facdo) e, em 2017, foi apontado pela Revista Superinteressante como o escritor mais importante do Tocantins no Mapa Literário que selecionou os 26 autores mais representativos de cada estado brasileiro.

Biografia

O escritor nasceu em Rio Espera (MG) no ano de 1936. Filho de Antonio Simão da Silva e Maria Eduarda Silva. Aos 9 anos de idade deixou a comunidade da Lage, onde nasceu, e foi morar com o farmacêutico José Colombo Rivelli para poder estudar. Cursou o primário no Grupo Escolar Major Miranda.

Em fevereiro de 1950, entrou no seminário dos Orionitas de Burnier, onde fez o Ginásio. Em 1954, fez noviciado em Belo Horizonte. Estudou filosofia no seminário arquidiocesano do Rio de Janeiro. Em julho de 1961 foi para Itália, onde foi ordenado sacerdote em 10 de abril de 1965. Ao retornar ao Brasil em 1965, permaneceu no Rio para um curso de especialização antes de ir para Araguaína, ainda no antigo note de Goiás. De lá, foi mandado para fundar o Instituto São Marcos, em Valença.

De Valença, ele foi para Lagoa Santa, onde exerceu o cargo de Capelão da Aeronáutica, foi diretor da escola regimental de aprendizes até 1977. Fundou a paróquia de Santa Edwiges e neste período cursou direito na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Depois de dezoito anos de exercício do Ministério Sacerdotal, licenciou-se do ministério e se casou posteriormente.

Em 1985, foi convidado pelo então governador de Goiás, Íris Rezende, para ser o primeiro diretor da primeira unidade de Ensino Superior do Norte do Estado, hoje Tocantins, onde lecionou até o ano de 2003, quando se aposentou.

O professor José Francisco Concesso é autor dos seguintes livros: Latim – primeiros passos, Data Vênia, Análise Sintática para estudantes de Latim e Meu Primeiro Picolé.

Este último foi lançado em Rio Espera durante a festa do Rio-esperense Ausente de 2004. Na época, aconteceu uma homenagem por parte da comunidade, que contou com a presença da primeira professora de Concesso, Maninha Salim, e os irmãos José Rivelli e Maria da Conceição Rivelli, a quem ele dedicou o seu livro.

Deputado Elenil da Penha lamenta 

Em nota de pesar, o deputado estadual Elenil da Penha disse que recebeu com enorme pesar a notícia do falecimento do professor e escritor araguainense José Francisco Concesso. 

Ele classificou Concesso como "expoente da literatura, educador incansável e intelectual renomado" e disse que o professor deixou um legado cultural incontestável para Araguaína, o Tocantins e o Brasil.

"Neste momento de tristeza e consternação, externo meus sinceros sentimentos aos familiares, amigos e admiradores, pedindo a Deus que os conforte e dê força", finalizou. 

NOTAS DE PESAR

"É com imenso pesar que a Prefeitura de Araguaína recebe a notícia do falecimento nesta sexta-feira, 4, do escritor José Francisco da Silva Concesso, aos 84 anos, vítima de covid-19. 

Concesso é natural de Rio Espera, em Minas Gerais, e nasceu no dia 9 de março de 1936. Ele foi o quarto padre a vir para Araguaína, onde se tornou professor e vice-diretor da Faculdade Católica Dom Orione. Grande influenciador da cultura, também foi fundador da Academia de Letras de Araguaína e Norte Tocantinense (Acalanto) e publicou mais de 15 livros. 

Nossos sentimentos a todos os familiares e amigos. Que Deus possa confortar e dar forças para enfrentar este momento de dor.

Ronaldo Dimas Nogueira Pereira
Prefeito de Araguaína"

_______________________________

"A Associação Comercial e Industrial de Araguaína, em nome de sua presidente, Hélida Dantas, e de todos os diretores e associados, lamenta a morte do advogado e empresário de contabilidade, Antônio Pinto Cerqueira, aos 66 anos.

Pioneiro em Araguaína, Tonhão, como era carinhosamente chamado, foi um empresário de sucesso e profissional competente, que contribui com o desenvolvimento de nossa cidade.

Que Deus conforte os familiares e amigos neste momento de dor e tristeza.

Hélida Dantas | Presidente da ACIARA"

_____________________________

"Foi com pesar que recebemos a notícia do falecimento do fudador e atual Presidente da Academia de Letras de Araguaína e nosso eterno “Padre”, Sr. José Francisco da Silva Concesso, aos 84 anos, esposo do nossa saudosa Euzamar. Ele também foi o primeiro reitor e professor da FACILA. 

Neste momento tão doloroso rogamos a Deus para que dê forças aos familiares e amigos, especialmente seus filhos Cássio e Núbia, para que tenham como lenitivo a esperança da ressurreição. 

”Porque Deus tanto amou o mundo que deu o seu Filho Unigênito, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna - João 3:16”

Lázaro Botelho e Valderez Castelo Branco"

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.