História

Professor tocantinense faz sucesso nas redes sociais e ganha milhares de seguidores

O perfil conhecido como Saca só nessa História conta com 60 mil inscritos.

Por Redação 2.173
Comentários (0)

19/12/2018 11h27 - Atualizado há 5 anos
No Instagram, o @Sacasohistória aborda diversos assuntos

Com uma juventude cada vez mais conectada, aquele cenário com professor, sala de aula e livros já não é mais suficiente para garantir a aprendizagem do aluno. O conhecimento ultrapassa gerações, fronteiras e está na palma da mão. Basta um clique, e pronto. Assim tem sido a realidade de muitos estudantes do Tocantins.

A tecnologia se tornou ferramenta determinante para a aprendizagem, e as redes sociais têm promovido a interação. Nada de usar a internet para baixar aqueles conteúdos densos e chatos. Pioneiro no Tocantins, a iniciativa do professor de história, Hudson Rezende Araújo, tem ganhado muitos ‘seguidores’.

No intuito de sair do convencional, trabalhar o ensino e a aprendizagem e chamar a atenção dos alunos, o docente começou a utilizar as redes sociais como ferramenta de interação. Em 2016, o professor Hudson Rezende criou uma página no Facebook para disseminar os conteúdos de história. O perfil conhecido como Saca só nessa História conta com 60 mil inscritos.

Com a ascensão do Instagram e, por incentivo dos estudantes, nasceu o segundo perfil do @Sacasohistória. “Com o Instagram trabalhamos diversas ferramentas, além dos memes e vídeos que já eram utilizados em outra rede social é possível fazer stories, o que aumenta a interação. Nos stories, publico um pouco sobre o cotidiano em casa, em sala de aula, correções de provas, tiro dúvidas dos alunos, explico conteúdos e é muito comum eles comentarem nas aulas o que foi mencionado nas redes”, disse.

Hudson Rezende lembrou que é preciso um conhecimento prévio para a produção de conteúdos, pois ele associa a história com a atualidade. “Pesquiso factoides, coisas que estão em evidência no momento e tento associar com o passado. Os memes são imagens com frases curtas que utilizam de mensagens subliminares, ironizando os fatos”.

O professor contou que essa metodologia de ensino traz resultados efetivos, o que confirma a estudante da 1ª série do ensino médio, da Escola Estadual Frederico José Pedreira Neto, Lilian Aparecida Alves Belém. “Ele ensina fazendo coisas divertidas e diferentes, que me levam a querer descobrir mais sobre o assunto. Até quem não gostava da matéria se apaixonou por ela. O professor faz com que os alunos se interessem mais pelas aulas”, destacou.

A aluna Lilian Aparecida Alves Belém contou que já conseguiu acertar questões de prova lembrando dos memes postados na página. “Ele interage, dá conselhos, conversa. Agora a página conta com um quadro novo, que é o História e...!, associado com diversos assuntos. Nesta semana, ele utilizou os signos relacionados com fatos das guerras. O que ele faz é de extrema importância, usar das coisas que os alunos gostam para ensinar”, concluiu. (Thaís Souza)

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.