Ana Rachel

Professora da rede pública representa o Tocantins em programa educacional no Canadá

Ela é servidora efetiva do Estado e leciona em Guaraí.

Por Redação
Comentários (0)

11/03/2021 17h05 - Atualizado há 3 anos
Ana Rachel e Adriana Aguiar

Professora de educação física, Ana Rachel da Silva, foi única representante da rede estadual do Tocantins a ser selecionada para participar do Programa de Desenvolvimento Profissional de Professores de Educação Básica no Canadá.

O programa é promovido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) em parceria com o Colleges and Institutes Canadá (CICan).

Ana Rachel é servidora efetiva do Estado e leciona no Centro de Ensino Médio Orquelina Torres, em Guaraí, desde 2011, onde, ao longo dos anos, vem desenvolvendo seus projetos. Recentemente, ela elaborou o ‘Escola Zen’, que tem como objetivo motivar os alunos que estudam em tempo integral, proporcionando a eles momentos de consciência corporal, alongamento e relaxamento. 

“Criei este projeto para ser implantado na escola onde leciono e o inscrevi no processo seletivo com o objetivo de melhorar o desempenho dos estudantes na jornada da escola de tempo integral; atenuar casos de síndrome de Burnout, por parte dos professores; colaborar na aprendizagem educacional, melhorar os índices nas avaliações externas, baseados nas premissas do modelo de escola integral”, ressaltou a educadora.

O programa tem como pauta a capacitação com aulas de inglês básico e módulos temáticos que abordam a aprendizagem centrada no aluno e na gestão de sala de aula. Além de promover aprendizado prático e impulsionar o desenvolvimento profissional, é especificamente projetado para os professores da educação básica.

Acredito que esta oportunidade agregará não só na minha formação pedagógica, como também à escola e direção de ensino a qual estou vinculada, posto que, conforme edital do programa, o professor selecionado deverá disseminar os conhecimentos adquiridos no curso e ser um multiplicador na rede pública de educação, ação que desenvolverei com muita motivação e orgulho”, frisou Ana Rachel.

A titular da Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes, Adriana Aguiar, se colocou à disposição e destacou o quanto é importante contar com profissionais comprometidos e ávidos por conhecimento.

Estamos contentes e orgulhosos, principalmente por ser uma iniciativa de uma professora que quer efetivamente contribuir com o processo educacional. É importante ter esta visão de identificar e buscar oportunidades que agregam melhorias para toda a comunidade escolar e demonstram comprometimento, sobretudo com o crescimento pessoal e profissional”, frisou a secretária.

Capacitação no Canadá

O curso terá duração de 8 semanas, sendo o período de embarque e retorno ao Brasil, de 11 de maio a 9 de julho, podendo haver alteração devido a Covid-19.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.