Autópsia Verbal

Professora de universidade americana visita serviço de verificação de óbitos no Tocantins

Para cooperação técnica para outras atividades da área.

Por Redação
Comentários (0)

05/05/2022 15h37 - Atualizado há 2 anos
Reunião realizada no SVO com a técnica da universidade de Ohio.

A equipe do Serviço de Verificação de Óbitos (SVO) da Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) recebeu no período de 27 de abril a 03 de maio, a visita técnica da professora da Universidade Estadual de Ohio/EUA e membro do grupo de referência da Organização Mundial de Saúde (OMS) para aprimoramento da notificação das causa de mortes no mundo, Clarissa Surek-Clark. As reuniões tiveram objetivo de estabelecer uma cooperação técnica com o serviço, para atividades de Autópsia Verbal, através de um questionário recém  lançado pela OMS.

Clarissa Surek-Clark  disse que “cerca de dois terços dos óbitos no mundo não são certificados por um profissional, a elucidação destes casos, com a utilização de ferramentas adequadas são importantes para a saúde, pois este conhecimento auxilia na definição de prioridades e de alocação de recursos”.

A professora complementou ainda que “o Tocantins foi escolhido devido ao comprometimento e seriedade do trabalho desenvolvido pela equipe do SVO. Além disso, o Estado possui outros critérios e perfis epidemiológicos que vão subsidiar o trabalho para os demais serviços. A cooperação técnica também será realizada no SVO de Curitiba/PR, SVO/São Paulo e outro a ser escolhido na região nordeste do país”.

A gerente do SVO/TO, Luzia Rodrigues Nogueira, disse que a equipe do Tocantins auxiliou na tradução do questionário da Autópsia Verbal adaptando para as especificações do nosso país. 

Nossa equipe já deu uma grande contribuição para o trabalho do SVO no país e irá auxiliar os estudos no mundo, para melhor definição das causas de óbitos com fins de interesse da saúde. A autópsia verbal tem a finalidade de elucidar as mortes por causas mal definidas, pois são realizadas entrevistas com as pessoas próximas da pessoa falecida sobre as circunstâncias que levaram a morte”, explicou Luzia.

A equipe realizou reuniões nos municípios de Palmas e Araguaína, locais onde possuem o Serviço no Tocantins. Na oportunidade ainda foi articulado com os médicos do SVO a realização de necropsia minimamente invasiva através do uso de aparelho de ultrassonografia.

As causas de óbitos integram as estatísticas de mortalidade e são tradicionalmente utilizadas em todo o mundo para a avaliação da situação de saúde e elaboração de políticas públicas. Nos casos em que a morte ocorre sem o acompanhamento de um médico que ateste as causas, profissionais da saúde adotam a autópsia verbal como alternativa para levantar informações. 

Os dados permitem esclarecer a causa dos óbitos, o que é importante para a saúde pública, pois este conhecimento auxilia nas definições da política pública.

No Brasil, essa iniciativa de AV está inserida no conjunto de ações para o aprimoramento da qualidade dos sistemas de informação em saúde.

SVO

O Serviço de Verificação de Óbito (SVO) é o responsável por determinar a causa do óbito, nos casos de morte natural, sem suspeita de violência, com ou sem assistência médica, sem esclarecimento diagnóstico e, principalmente aqueles por efeito de investigação epidemiológica, que pode colocar em evidência os possíveis riscos à saúde que estão em emergência, ou ainda casos de uma doença nova em um determinado local.

Unidade do SVO em Palmas.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.