Prevenção

Profissionais fazem lives para promover campanha de combate ao suicídio em Araguaína

Primeira palestra será da psicóloga e docente Ana Letícia Guedes Pereira.

Por Redação
Comentários (0)

14/09/2020 16h20 - Atualizado há 3 anos
Lives começam no dia 15

Durante o mês de setembro, a Rede de Atenção Psicossocial de Araguaína (RAPS) vai realizar uma série de transmissões ao vivo pelo Canal da Secretaria da Educação no YouTube para reforçar a campanha do Setembro Amarelo. O objetivo é combater o suicídio e informar a população sobre a existência deste problema.

“O suicídio é uma prática normalmente motivada pela depressão e, mesmo com tantos casos notórios e crescentes a cada ano, ainda existe uma expressiva barreira para falar sobre o problema. Essa foi a forma que nós encontramos de chegar até as pessoas que precisam de ajuda neste momento de isolamento social”, explicou o coordenador do Centro de Atenção Psicossocial 2 (CAPS 2) de Araguaína, Weliton Bezerra Pires.

Serão seis transmissões ao longo do mês de setembro, começando no dia 15, com a palestra da psicóloga e docente da Faculdade Católica Dom Orione, Ana Letícia Guedes Pereira. O tema será o ‘Sofrimento emocional de professores em tempos de pandemia’.

Outros temas também serão abordados, como os benefícios da educação física para a saúde mental, apresentado pelo doutor em Ciências do Movimento Humano pela Universidade Metodista de Piracicaba, Hugo Martins Teixeira. As transmissões serão feitas pelo canal da Secretaria Municipal da Educação e abertas à toda a população.

A live poderá ser acessada através deste link.

Setembro amarelo

A campanha nacional Setembro Amarelo visa a conscientização, a desmistificação e prevenção do suicídio. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), a cada 40 segundos, uma pessoa morre por suicídio no mundo.

No Brasil, os casos passam de 12 mil, mas sabe-se que esse número é bem maior devido à subnotificação, que ainda é uma realidade. Desse total, cerca de 96,8% estão relacionados a transtornos mentais, como por exemplo, depressão e transtorno bipolar.

Programação

Dia 15 (terça-feira)

14h – Palestra “Sofrimento emocional de professores em tempos de pandemia”, pela psicóloga Ana Letícia Guedes Pereira.

Dia 17 (quinta-feira)

14h – Palestra “Os desafios da educação pós pandemia”, pela psicóloga Mariana Miranda Borges.

Dia 22 (terça-feira)

14h – Palestra “Benefícios da educação física para a saúde mental”, pelo dr. em Ciências do Movimento Humano, Hugo Martins Teixeira.

Dia 23 (quarta-feira)

14h – Palestra “Manejo de conduta de suicídio”, pela Médica, especialista em psiquiatria, Luciana Sant’Ana.

Dia 28 (segunda-feira)
14h – Palestra “Os efeitos da posvenção no ambiente de trabalho”, pela psicóloga Katia Nemeth.

Dia 30 (quarta-feira)

14h – Palestra “Tudo bem não ser normal”, pelo psicólogo Adriano Rodrigues Mansanera.

(Felipe Maranhão)

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.