Tocantins

Profissionais das UTIs Covid assinam aviso prévio e contrato termina dia 14 de agosto

ISAC deixará a gestão das unidades de terapia intensiva.

Por Arnaldo Filho 1.810
Comentários (0)

23/07/2021 12h41 - Atualizado há 2 anos
Quase 100 leitos de UTI estão sob gerência do ISAC no Tocantins

Termina no próximo dia 14 de agosto o contrato do Governo do Tocantins com o Instituto Saúde e Cidadania (ISAC) para gestão de quase 100 leitos de UTI Covid nos principais hospitais públicos do estado.

Dezenas de profissionais da saúde que atuam nas unidades de terapia intensiva já assinaram o aviso prévio e vão fazer o exame demissional nos próximos dias. Nesta quinta-feira (22), todos os plantonistas do Hospital Regional de Araguaína (HRA) foram comunicados sobre a demissão. 

O ISAC foi contratado emergencialmente pelo Governo do Tocantins para gerenciar o Hospital Estadual de Combate à Covid-19 (HECC – com 10 leitos em Palmas), e também as UTIs Covid no Hospital Geral de Palmas (30 leitos), no Hospital Regional de Gurupi (36) e no Hospital Regional de Araguaína (17), que juntos correspondem a quase 70% dos leitos públicos de UTI Covid no estado.

O fim do contrato já havia sido anunciado com exclusividade pelo portal AF Notícias no dia 1º de junho. Na época, a presidente do instituto, Evane de Lourdes Ferreira Simonassi, enviou ofício ao secretário de Estado da Saúde, Edgar Tollini, informando que o ISAC não tinha mais interesse na renovação do contrato e citou uma série de motivos, entre eles o suposto atraso nos repasses e insatisfação com a ingerência administrativa na gestão dos leitos.

Por outro lado, a Saúde afirmou que os contratos de gestão emergenciais nº 087/2020 e nº 093/2020 já haviam sido prorrogados uma vez, esgotando-se, portanto, as possibilidades jurídicas de novas renovações.

Na época, a SES disse que seria publicado um edital de licitação visando a contratação de uma nova empresa, mas até agora não anunciou quem assumirá a gestão dos leitos de UTI Covid.

Enquanto isso, os profissionais da saúde e os pacientes que dependem dos serviços estão apreensivos.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.