Considerada abusiva

Projeto de lei proíbe cobrança de taxa mínima de água e esgoto em todo o Tocantins

Conforme o projeto, a concessionária terá que implementar a cobrança justa sobre a prestação do serviço.

Por Redação 5.433
Comentários (0)

12/06/2019 08h10 - Atualizado há 4 anos
O projeto tramita na Assembleia Legislativa

Um projeto de lei foi apresentado na Assembleia Legislativa do Tocantins, nesta terça-feira (11), visando proibir a cobrança da chamada 'tarifa mínima de consumo' por parte das concessionárias de fornecimento de água e coleta esgoto. A proposta impede também que as empresas adotem práticas semelhantes no Estado.

Conforme o projeto, a concessionária terá que implementar uma cobrança justa sobre o fornecimento de água e esgoto, através da qual o consumidor pagará somente pelo serviço utilizado, a ser mensurado e identificado na fatura mensal.

Os artigos 22 e 6º do Código de Defesa do Consumidor destacam que os serviços essenciais devem ser eficientes, contínuos e sem cobranças abusivas. “É uma gravíssima consequência do desrespeito ao princípio da boa-fé nas relações de consumo, pois impõe ao usuário uma contraprestação desproporcional, impondo a cobrança ao usuário de um valor mínimo, mesmo que nada consuma", disse o autor do projeto, Olyntho Neto.

Na justificativa do projeto, o deputado diz que o objetivo é dar garantia ao consumidor de não ser cobrado por serviço que não usou.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.