Para evitar fraude

Projeto de lei permite que cliente recuse pagamento por aproximação no Tocantins

Aumentaram as reclamações por fraudes, segundo deputado.

Por Conteúdo AF Notícias 852
Comentários (0)

20/09/2021 08h55 - Atualizado há 2 anos
Pagamento por aproximação

Um projeto de lei apresentado na Assembleia Legislativa do Tocantins garante ao consumidor o direito de optar ou não pelo pagamento com o cartão de crédito ou débito na modalidade aproximação. O objetivo é evitar fraudes.

Conforme a proposta, as instituições financeiras que colocarem automaticamente, sem autorização, as transações nessa modalidade ficarão obrigadas a realizar o reembolso ao usuário vítima de fraude, além de sofrer as sanções previstas no Código de Defesa do Consumidor.

O projeto é uma iniciativa do deputado Valdemar Júnior (MDB). Ele afirma que, diante da pandemia da Covid-19, muitos consumidores têm optado cada vez mais por realizar seus pagamentos por aproximação e, com isso, aumentou também a reclamação por fraudes ocorridas nesse tipo de transação.

“Vários consumidores foram vítimas desse golpe, até mesmo com o cartão no bolso do seu vestuário devido ao desconhecimento desse serviço”, diz.

O deputado também ressalta que as instituições financeiras têm liberdade de adotar instrumentos de pagamentos que entenderem ser o melhor, por outro lado, o usuário tem o direito de optar pelo serviço que desejar e que seja o mais seguro no seu entendimento.

“Reconhecemos a facilidade dessa modalidade de transação, principalmente nesse tempo de pandemia, mas não podemos ignorar que essa inovação sem o devido conhecimento do usuário pode virar uma arma nas mãos de gente desonesta”, frisa.

O projeto

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.