Em tramitação

Projeto de Valderez torna gratuito o reconhecimento voluntário de paternidade no Tocantins

A matéria está em tramitação na Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ) da AL.

Por Redação
Comentários (0)

26/08/2019 15h19 - Atualizado há 4 anos
O projeto está em tramitação

Um projeto da deputada estadual Valderez Castelo Branco torna gratuito o registro civil de paternidade mediante reconhecimento voluntário. A matéria está em tramitação na Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ) da Assembleia Legislativa.

A proposta prevê que a declaração de paternidade poderá ser feita espontaneamente pelo pai ou solicitada por mãe e filhos. Em ambos os casos, será preciso comparecer ao cartório de registro civil mais próximo do domicílio para abrir o processo.

Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Censo de 2015 identificou 4.869.363 de crianças e adolescentes no Brasil para as quais não existe informação sobre o nome do pai.

A gratuidade do registro é um mecanismo facilitador do direito à paternidade, garantido pelo art. 226, parágrafo 7º da Constituição Federal.

Valderez afirma que os benefícios para quem tem o nome do pai no registro vão além de questões legais a respeito da guarda, visita e pensão alimentícia. “O principal é estimular a presença paterna na vida da criança. Uma vez que a ausência dessa figura sobrecarrega a mãe e consequentemente gera transtornos à família”, completou.

Deputada Valderez Castelo Branco, autora da proposta

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.