'Foco no Fogo'

Projeto tocantinense contra queimadas será apresentado em conferência internacional na Europa

Conferência tem o objetivo de fomentar o intercâmbio de conhecimentos.

Por Redação
Comentários (0)

04/03/2023 10h49 - Atualizado há 1 ano
Queimada

O projeto 'Foco no Fogo', uma importante ação do Tocantins desenvolvida por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), será apresentado durante a 8ª Conferência Internacional do Fogo (IWFC), a ser realizada na cidade de Porto, em Portugal, nos dias 22 e 23 de maio.

Promovido pelo Comitê Internacional de Ligação (ILC), o evento tem o objetivo de fomentar o intercâmbio de conhecimentos e a cooperação internacional no manejo de queimas florestais.

O encontro terá a participação de gestores, autoridades, técnicos, pesquisadores e brigadistas e contará com atividades como o debate e a divulgação de trabalhos sobre os impactos do fogo em comunidades.

Para o secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Marcello Lelis, a participação do Tocantins em um evento deste nível, no qual estarão reunidos instituições governamentais e empresariais do mundo todo para discutir e apresentar soluções e novas tecnologias no combate aos incêndios florestais, representa um ganho muito grande para o estado.

“O Governo do Tocantins está empenhado em realizar uma melhor gestão no combate e prevenção aos incêndios florestais, reforçado pelos compromissos internacionais. Desta forma, vamos ter a oportunidade de ver como os países têm se comportado em relação ao controle e combate aos incêndios florestais e, assim, trazer novas técnicas para serem replicadas aqui no Tocantins”, afirmou o gestor.

'Foco no Fogo'

O projeto 'Foco no Fogo',  lançado em 2020, tem o objetivo de conscientizar a população sobre os riscos e prejuízos causados pelas queimadas irregulares, bem como pelos incêndios florestais, tanto para o meio ambiente, quanto para a saúde da população.

A Secretária Executiva da Semarh, Karynne Sotero, destaca que o projeto contribuiu com a etapa das ações de prevenção do Comitê do Fogo do Tocantins, alcançando mais de 12 mil pessoas, nas visitas a cerca de 4 mil propriedades rurais, em 43 municípios.

“Vamos ter a oportunidade de aprimorar ainda mais baseado nas experiências exitosas de outros países que estarão participando do evento, além de mostrarmos para o mundo todo este importante projeto de educação e prevenção do fogo que se tornou referência no país”, afirmou.

A diretora de Educação Ambiental para Sustentabilidade da Semarh, Erliette Gadotti, ressalta que “a participação do Tocantins no IWFC é muito importante porque o estado vai ter a oportunidade de ver o que os outros países estão desenvolvendo na área de educação ambiental preventiva para refoçar ainda mais as nossas ações”.

Delegação

O nome dos servidores da Semarh que compõem a delegação foi publicado no Diário Oficial do Tocantins (DOE) desta sexta-feira (3). São eles:

Erliette Gadotti Fernandes Varanda, diretora de Educação Ambiental para Sustentabilidade;

Karynne Sotero Campos, secretária executiva;  

Katiuscya  Barbosa Chaves Cintra, assessora especial do Gabinete do Governador;

Robson Simões Corrêa, gerente de gestão de água, esgoto e drenagem urbana;  

Thays Kelly Marinho Lopes, gerente de educação ambiental.

Projeto alcançou mais de 12 mil pessoas em 2021

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.