Levantamento

Cerca de 14 mil casas no Tocantins têm ao menos um morador que já foi vítima de furto

No Brasil, 2,9 milhões de domicílios (ou 4,0% do total) havia pelo menos um morador vítima de furto.

Por Redação
Comentários (0)

07/12/2022 17h32 - Atualizado há 1 ano
Dados são do IBGE

Em 2021, cerca de 2,7% dos domicílios tocantinenses tinham pelo menos um morador que foi vítima de furto no período de um ano. Esse percentual corresponde a 14 mil domicílios no estado.

Os dados divulgados nesta quarta-feira (07) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) são do módulo inédito Furtos e Roubos, da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD-C), em uma parceria com o Ministério da Justiça e Segurança Pública.

A analista do IBGE Alessandra Scalioni ressalta que os números da PNAD Contínua podem superar os registros oficiais, pois nem todas as pessoas que são furtadas buscam a polícia. Além de furtos, a pesquisa abordou os roubos ocorridos no país nos 12 meses anteriores à entrevista. Os dois tipos de delitos se diferenciam principalmente porque no roubo há uso de violência ou ameaça à vítima, com ou sem presença de arma.

De acordo com a pesquisa, no ano passado, cerca de 0,8% dos domicílios do Tocantins tinha pelo menos um morador vítima de roubo nos últimos 12 meses, o equivalente a 4 mil lares. Já o número de tocantinenses com 15 anos ou mais que foram vítimas de algum dos cinco tipos de roubo investigados pela pesquisa chegou a 6 mil.

“É esperado que o número de furtos de domicílios seja maior do que o roubo de domicílios porque o roubo no domicílio envolve violência, com as vítimas presentes em casa. É muito mais difícil entrar em um domicílio com alguém lá do que praticar um furto numa casa vazia”, explicou a analista do IBGE.

Em todos os domicílios que foram identificados moradores com 15 anos ou mais de idade, foi investigada a existência de mecanismos para proteção daquele domicílio contra eventos violentos. A pergunta englobou desde a existência de dispositivos até funcionários de segurança e animais de guarda. Foram considerados também mecanismos existentes em condomínios, seguranças particulares de ruas etc.

A PNAD Contínua Vitimização 2021 apontou que em 334 mil domicílios tocantinenses, ou 63,7% deles, existia pelo menos um dispositivo ou funcionário para segurança contra eventos violentos. Por outro lado, em 190 mil lares ou 36,3% não havia nenhum mecanismo para proteção.

Cachorro ou outro animal foi o dispositivo de segurança mais citado (em 34,1% dos domicílios), seguido de muro ou grade altos, cacos de vidro ou arame farpado (em 34%) e trava, tranca, fechadura reforçada ou grade na porta, janela ou portão (em 31,3%).

A instalação de cerca elétrica era a realidade de 10,6% dos domicílios tocantinenses, o uso de alarme ou câmera de vídeo, de 7,4%. Destaca-se que 4,5% das moradias tinham arma de fogo como dispositivo de segurança domiciliar e 4% tinham funcionário contratado.

Cenário nacional

Em 2,9 milhões de domicílios do país (ou 4,0% do total) havia pelo menos um morador vítima de furto. Entre as regiões, o Sudeste foi a região com maior participação no total de furtos em todos os tipos, chegando a 55,3% dos furtos de veículos. Em 2021, no país, houve 342 mil furtos de veículos, sendo 192 mil de carros e 150 mil de motos. Cerca de 2,0% dos domicílios do país tinha pelo menos um morador vítima de roubo nos últimos 12 meses, o equivalente a 1,5 milhão de lares. Em 97,6% dos roubos de carro (considerando o último roubo) foi utilizada arma de fogo.

Sobre a pesquisa

A PNAD Contínua Furtos e Roubos, uma parceria com o Ministério da Justiça e Segurança Pública, investigou o tema pela primeira vez em 2021. Entrevistando moradores de 15 anos ou mais de idade, a pesquisa estruturou seu questionário em três partes: dispositivos de segurança do domicílio, furtos e roubos. A pesquisa desse tema se faz importante para se estimar a cifra obscura do país, uma vez que grande parte dos crimes não são registrados.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.