Pandemia

Sobe para 45 número de cidades que conseguiram zerar casos de covid no Tocantins

A redução de casos nos municípios tem sido constante.

Por Redação 2.318
Comentários (0)

14/09/2021 06h56 - Atualizado há 2 anos
Vacina sendo aplicada

Subiu de 36 para 45 o número de cidades do Tocantins que zeraram os casos da covid-19 até nesta segunda-feira (13). O levantamento foi realizado junto às secretarias municipais de Saúde dos 139 municípios pelo Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (Cosems-TO).

De acordo com a diretora de comunicação do conselho, Mariana Coelho, estes dados são resultados do intenso trabalho de imunização feito pelas gestões municipais. Ela, que também é secretária de Saúde de Dueré, conseguiu zerar os casos no município junto com sua equipe.

“A queda só vem a comprovar a eficácia da vacina contra a covid. Porém não podemos deixar de lembrar do esforço realizado pelas equipes de saúde, capitaneadas pelos secretários e secretárias municipais de Saúde. Todos e todas têm se esforçado 24h por dia, sete dias por semana, com busca ativa na zona urbana e rural, e ainda realizando um intenso trabalho de conscientização. O nosso objetivo está sendo alcançado e tenho certeza de que vamos vencer juntos essa pandemia. Vacinas salvam vidas sim!”, disse.

A redução de casos nos municípios tem sido constante. No último Boletim Epidemiológico divulgado nesta segunda-feira pela Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO), o Tocantins contabilizou somente 87 novos casos confirmados da covid-19, sendo 02 nas últimas 24h horas.

O presidente do Cosems-TO, Rondinelly Souza, também destacou o trabalho realizado pelo Ministério da Saúde, da Superintendência do Ministério da Saúde no Tocantins (SEMS-TO) e pela Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) neste processo. Ele reforçou ainda a importância das pessoas que ainda não se vacinaram de buscarem a imunização.

“A saúde é tripartite e temos acompanhado o trabalho coletivo para que as vacinas cheguem até a ponta. Dito isso, precisamos conscientizar ainda mais os nossos cidadãos e cidadãs da importância de se vacinar. Se você ainda não recebeu o imunizante ou conhece alguém que não o fez, leve a informação sobre os bons resultados que estamos obtendo. Só com a vacina vamos poder voltar de fato à normalidade”, destacou.

“Redução não significa relaxamento”

De acordo com a diretora do Cosems, Mariana Coelho, a redução dos casos em vários municípios do Tocantins não significa que as pessoas devem relaxar nos métodos de prevenção à doença.

Conversando com alguns colegas secretários, a gente percebe que sempre que há um feriado em que as pessoas viajam, na sequência aparecem novos casos da covid-19. Por isso, é importante mantermos alguns hábitos já conhecidos no nosso cotidiano, como continuar usando a máscara de proteção, uso do álcool em gel, entre outros”, finalizou.

As cidades que zeraram os casos até esta segunda-feira:

1. Dueré

2. Itaporã 

3. Aguiarnópolis 

4. Arapoema

5. Jaú do Tocantins

6. Bandeirantes

7. Santa Tereza do Tocantins

8. Sucupira

9. Santa Terezinha do TO

10. Lizarda

11. Ponte Alta do Bom Jesus

12. Recursolândia

13. Cachoeirinha

14. Carrasco Bonito

15. Silvanópolis

16. Centenário

17. Pugmil

18. Riachinho

19. Marianópolis

20. Barra do Ouro

21. Natividade

22. Cariri do Tocantins

23. Talismã 

24. Santa Rita do Tocantins

25. Juarina 

26. Mateiros 

27. Ipueiras 

28. Esperantina 

29. Tupirama 

30. Crixás do Tocantins

31. Muricilândia 

32. Tupiratins

33. Araguanã

34. Nazaré

35. Araguaçu

36. Dois Irmãos                               

37. Lavandeira

38. Palmeirante

39. Brejinho de Nazaré

40. Campos Lindos

41. Novo Alegre

42. Almas

43. Palmeiras do Tocantins

44. Itacajá

45. Babaçulândia

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.