Em análise

Quase 50 mil tocantinenses podem ser beneficiados com instalação gratuita de caixas d’água

Governo disse que pretende instalar cerca de 14 mil reservatórios.

Por Redação 1.059
Comentários (0)

11/03/2021 15h23 - Atualizado há 3 anos
Equipe conhece programa in loco

O Governo do Tocantins afirmou que pretende instalar cerca de 14 mil reservatórios residenciais com capacidade de armazenamento de 500 litros de água cada um, beneficiando mais de 48 mil tocantinenses de maneira direta. 

A informação foi divulgada nessa quinta-feira (11) após uma equipe da Agência Tocantinense de Saneamento (ATS) ser recebida pela diretoria da Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa) para conhecer os detalhes sobre o Programa Caixa D’água Para Todos, desenvolvido de forma pioneira pelo Governo do Pará.

Lançado no segundo semestre de 2020, o Caixa D’água Para Todos já distribuiu e instalou quase 5 mil reservatórios para clientes de baixa renda, contemplando mais de 25 mil pessoas que moram em Belém e na região metropolitana da capital paraense.

Benefícios

Após a reunião na sede da Cosanpa, nesta quarta-feira (10), a equipe da ATS foi convidada a conhecer in loco a execução do projeto. O gerente comercial da agência, Bruno Queiroz, observou que a instalação dos reservatórios trouxe uma melhora significativa para o abastecimento da população assistida.

“Visitando a população contemplada com esse projeto, pudemos perceber a importância da instalação desses reservatórios para uma família que não tem condições de arcar com esse investimento. Essa reservação de água na casa dos nossos clientes é de fundamental importância para aprimorar o atendimento à população mais carente atendida pela agência, uma vez que a instalação será feita de forma completamente gratuita”, explicou.

Uma das residências visitadas foi a da costureira Maria José, moradora do bairro da Sacramenta. Ela lembrou do tempo que dependia de um camburão para armazenar água porque nunca teve condições de instalar uma caixa d’água em casa. Graças ao programa, ela tem esse benefício em casa para atender as necessidades da família.

“Aqui quando faltava, ficava muito difícil para carregar baldes de água do vizinho. Agora, ficou muito bom! Tenho água em casa sempre. O serviço da Cosanpa está melhorando”, asseverou Maria José Araújo.

Qualidade de vida

O presidente da ATS, Davi Goveia Júnior, afirmou que o intuito da visita da equipe tocantinense é buscar novas práticas para melhorar a qualidade de vida da população atendida pela agência.

“Nosso objetivo é melhorar a qualidade de vida da população do nosso Estado por meio do fornecimento de água tratada de qualidade. Com a instalação desses reservatórios, nossos clientes terão mais conforto em suas residências e consequentemente uma melhor qualidade de vida”, argumentou.

Viabilidade

“Esse projeto chamou nossa atenção principalmente por que traz benefícios diretos à população de baixa renda que representa um grande percentual dos clientes atendidos pela ATS. É um programa que trouxe resultados para a população do Pará e nós pretendemos levar esse modelo para o Tocantins. Como somos estados vizinhos, essa cooperação de tecnologia e de projetos pode beneficiar a população carente que precisa desse benefício”, explicou o vice-presidente da ATS, Aguinaldo Lima.

A reunião foi muito proveitosa, tivemos informações e trocamos experiências em relação ao que já foi instalado aqui pela Cosanpa. Vamos tentar viabilizar a implantação desse projeto no Tocantins para proporcionar uma melhor reservação de água aos nossos clientes e, com isso, diminuir eventuais problemas de desabastecimento”, ressaltou o diretor de produção da agência, Marcos Antônio da Silva Júnior.

Equipe da ATS na sede da Cosanpa

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.