Conheça

Quer fugir da folia no carnaval? Veja as belezas naturais que o Tocantins oferece

Entre os atrativos estão o Jalapão, Serras Gerais, Cantão, Vale dos Grandes Rios e Serras e Lagos.

Por Redação 999
Comentários (0)

27/02/2019 15h56 - Atualizado há 5 anos
Serra do Lajeado

O Tocantins tem uma diversidade de opções para quem deseja curtir o período de carnaval. O estado conta com festas tradicionais, folias de rua, blocos e também uma rica beleza natural.

Quando o viajante opta por aproveitar e curtir os atrativos turísticos do Estado, toda uma cadeia produtiva sai beneficiada, pois o fomento do turismo gera oportunidades, empregos e fomenta a renda das comunidades locais.

Se você deseja aproveitar o período da folia de momo para descansar longe da agitação, pode se programar para conhecer lugares paradisíacos, como o Jalapão, as Serras Gerais, o Cantão, o Vale dos Grandes Rios e Serras e Lagos.

Abaixo listamos dicas para ajudar você a montar o seu roteiro.

Serras e Lagos

A Serra do Lajeado e um imenso lago, com até 8 km entre suas margens, envolvem um grupo de sete cidades. Somando aos seus cenários urbanos, há opção de praias de água doce, lazer náutico, banho de cachoeiras, rapel, trilhas e muitos mais, sendo a serra uma área de reserva ambiental (Parque Estadual do Lajeado).

Compõem a região Brejinho de Nazaré, Ipueiras, Lajeado, Palmas, Monte do Carmo, Paraíso do Tocantins e Porto Nacional. Conhecer a região de Serras e Lagos é uma oportunidade de desfrutar de variados segmentos do turismo, incluindo ecoturismo e aventura, negócios e eventos, sol e praia, esportes náuticos, religioso, histórico-cultural, bem como a pesca esportiva.

Vale dos Grandes Rios

O Vale dos Grandes Rios abriga cidades no norte, numa região entre os rios Araguaia e Tocantins, banhada pelos afluentes do Araguaia. Um dos municípios que compõem a região, Filadélfia, tem um passado glorioso, pois integrou a importante rota fluvial que ligava Goiás ao Norte do Brasil.

No local, é possível usufruir das praias do Rio Tocantins e do Monumento das Árvores Fossilizadas, um raro patrimônio científico mundial. Já Xambioá, ficou famosa pelos conflitos entre guerrilheiros e militares. Hoje, aposta no ecoturismo baseado nas corredeiras e praias de rio.

Além de Filadélfia e Xambioá, compõem a região os municípios de Araguaína, Babaçulândia, Itacajá, Pau D’Arco e Wanderlândia.

Cantão

O Cantão é uma unidade de proteção integral onde estão presentes três grandes rios, mais de 800 lagoas e onde há o encontro de três ecossistemas: Floresta Amazônica, Pantanal e Cerrado, formando um lugar sem igual em termos de biodiversidade.

As trilhas aquáticas e terrestres e a observação de pássaros e raras espécies de animais e plantas tornam a região muito propícia ao turismo ecológico e a pesca esportiva. Compõem a região os municípios de Araguacema, Caseara e Pium.

Serras Gerais

Na região das Serras Gerais, os principais atrativos são as montanhas esculpidas pela ação das águas e dos ventos, detalhadas por cânions, mirantes, grutas, cavernas, cachoeiras e rios, ora mansos ora revoltos, apropriados às emoções do rafting. Tudo isso cercado por uma vegetação exótica.

É na região das Serras Gerais que fica o Rio Azuis, considerado o menor rio do Tocantins e o terceiro menor do mundo. Com apenas 147 metros de comprimento, o Azuis fica no povoado de mesmo nome, na cidade de Aurora do Tocantins.

Em meio à fauna, a flora e outras belezas naturais, o visitante pode apreciar também os centros históricos de Natividade, Dianópolis e Arraias, que em suas ruas estreitas e muros de pedras construídos por escravos guardam memórias da história do Tocantins.

Os municípios que compõem a região são Almas, Arraias, Aurora do Tocantins, Dianópolis, Natividade, Paranã, Rio da Conceição e Taguatinga.

Jalapão

Um dos principais roteiros para quem pratica o ecoturismo e o turismo de aventura, o Jalapão é um lugar de descobertas surpreendentes. Em plena mata de transição entre o cerrado e a caatinga, onde predomina uma vegetação rasteira similar às savanas, surgem cachoeiras, rios de águas cristalinas, corredeiras, grandes chapadas e formações rochosas de cores e formas variadas.

Neste cenário, destacam-se dunas de areias douradas, com até 30 metros de altura, o que levou o lugar a ser chamado de deserto do Jalapão. Seria um deserto, se a região não fosse também um paraíso das águas e um lugar onde a presença de flores e animais exóticos salta aos olhos. Um convite à contemplação e à aventura.

Dentre os principais atrativos do Parque do Jalapão estão a Cachoeira da Velha, a Cachoeira da Formiga, as dunas, o Fervedouro, o Povoado Mumbuca, a Prainha da Cachoeira Velha, a Serra do Espírito Santo, o Rio Novo e a prática de rafting.

Os municípios de Mateiros, Novo Acordo, Ponte Alta do Tocantins e São Félix do Tocantins compõem a região, que é uma unidade de conservação ambiental do Tocantins e tem temperatura média de 30º C.

Para conferir mais detalhes sobre os destinos citados, basta clicar aqui.

Dunas do Jalapão
Monumento das Árvores Fossilizadas
Rio Azuis

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.