Medida Provisória

Redução do ICMS sobre gasolina e etanol entra em vigor no estado do Tocantins

Medida não deve causar redução no preço do diesel.

Por Conteúdo AF Notícias 1.484
Comentários (0)

05/07/2022 10h30 - Atualizado há 1 ano
Preços dos combustíveis no Tocantins deve cair nos próximos dias

O governo do Tocantins já publicou a Medida Provisória que reduz a alíquota do ICMS sobre a gasolina e o etanol. A norma é assinada pelo governador Wanderlei Barbosa (Republicanos) e saiu no Diário Oficial do Estado dessa segunda-feira (4/7), mas com efeitos retroativos a 1º de julho deste ano.

A Medida Provisória retira a gasolina e o etanol da lista de produtos com alíquota de 27% no Código Tributário Estadual.

Desse modo, a nova alíquota sobre os dois combustíveis será de 18%, conforme dispõe a nova lei federal sancionada recentemente pelo presidente Jair Bolsonaro (PL). Por outrolado, a redução do imposto não deve afetar o preço diesel, cujo percentual do ICMS já é de 17%.

A MP tem efeito imediato, mas ainda deve ser aprovada pela Assembleia Legislativa do Tocantins para que a nova alíquota se torne definitiva.

A lei federal também classifica a energia elétrica, comunicações e transporte coletivo como bens e serviços essenciais, limitando a cobrança do ICMS entre 17 e 18%. Contudo, a medida provisória do governo do Estado menciona apenas a gasolina e o etanol.

Atualmente, o ICMS sobre a energia no Tocantins é de 25%, e 27% nos serviços de comunicação.

SINDIPOSTO

Em nota, o Sindicato dos Revendedores de Combustíveis do Estado do Tocantins (Sindiposto-TO) afirmou que "apoia integralmente" a decisão do governo estadual de reduzir a carga tributária que incide sobre os combustíveis.

A entidade lembra que esteve à frente da luta para aprovação do projeto junto ao Congresso Nacional e que, agora, vai reduzir o preço dos combustíveis para os consumidores tocantinenses. "O etanol e a gasolina são produtos de primeira necessidade e uma baixa nos preços tem um grande impacto na vida do cidadão tocantinense", destacou o Sindiposto.

O Sindiposto-TO afirmou que apoia toda e qualquer forma de redução da carga tributária para o consumidor e acredita que a medida trará grandes benefícios para o cidadão.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.