Fortes chuvas

Cresce risco de transmissão de doenças devido a alagamentos e enchentes no Tocantins, alerta Saúde

Tocantins tem previsão de fortes chuvas nos próximos dias. Tomar o máximo de cuidado é essencial.

Por Redação
Comentários (0)

06/02/2020 11h31 - Atualizado há 4 anos
Enchente

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) alertou a população do Tocantins que possíveis riscos de enchentes e alagamentos podem aumentar a incidência de transmissão de doenças, como a leptospirose, hepatite A, febre tifoide e diarreia.  

O aviso foi feito após alerta do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), que prevê fortes chuvas e ventos intensos em todo Estado nos próximos dias.

Segundo o gerente de Vigilância em Saúde, Murilo Ribeiro Brito, quem mora ou passa por pontos de enchente ou alagamento causados por chuvas deve evitar o contato direto com a água suja.

Os cuidados devem ser adotados por todos, principalmente por pessoas que moram em áreas com baixo saneamento básico. Muitas doenças aumentam a transmissão neste período”, ressaltou.

O gerente também destacou que algumas dicas de prevenção reduz os riscos, como proteger o pé com calçados, e até mesmo plástico; não ter contato com roedores, que são os principais transmissores de doenças; lavar bem os alimentos; observar a água ingerida e evitar acúmulo de entulhos em terrenos baldios.

De acordo com aviso meteorológico do INMET, nesse período, a previsão indica que os maiores acumulados de chuva poderão ocorrer em uma faixa que passa pelos estados do Piauí, Maranhão, Tocantins, sudeste do Pará, Goiás, leste e nordeste do Mato Grosso.

O Tocantins terá previsão de tempo nublado com pancadas de chuva e trovoadas isoladas. As regiões do Jalapão, Norte, Sul, Sudeste e Oeste do Estado está em risco de ocorrência de chuvas entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, e ventos intensos (40-60 km/h), no período de 03 a 10 de fevereiro.

Como agir em casos de enchentes e alagamentos:

  • Se a água invadir sua casa procure abrigo em lugar seco e seguro;
  • Retire a sujeira deixada pela enchente, usando proteção adequada;
  • Tenha cuidado com os alimentos, sempre filtre e ferva a água antes de beber;
Alagamento

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.