Raimundo Moreira

Projeto de lei batiza TO-134 com nome de ex-deputado estadual que morreu há 6 anos

Projeto foi apresentado na Assembleia Legislativa pelo deputado Fabion Gomes.

Por Redação 890
Comentários (0)

29/06/2021 15h49 - Atualizado há 2 anos
Raimundo Moreira morreu em 2015

A rodovia estadual TO-134, conhecida como Transbico, pode ser denominada de 'Deputado Raimundo Moreira'. A via interliga os municípios de Darcinópolis, Angico e Luzinópolis, todos na região do Bico do Papagaio, ao entroncamento da BR-230.

O projeto com a proposta foi apresentado na Assembleia Legislativa do Tocantins pelo deputado estadual Fabion Gomes, que é de Tocantinópolis.

Além de ex-deputado, Raimundo Moreira também foi prefeito de Nazaré e morreu aos 65 anos, em 2015, em decorrência a um câncer de próstata.

Motivos da homenagem, segundo o projeto

“Raimundo Moreira de Araújo coroou seu quinto mandato como deputado estadual com a presidência da Casa de 1º de fevereiro de 2011 a 31 de janeiro de 2013. Começou na política em 1988, junto com a criação do Tocantins, quando foi eleito prefeito de Nazaré.

Desde que assumiu uma cadeira na Assembleia Legislativa, em 1995, ocupou cargos importantes na Casa, tendo sido segundo-secretário da Mesa Diretora, presidente de importantes comissões, como a de Constituição, Justiça e Redação e a de Ética e Decoro Parlamentar; líder de governo e líder de bancada.

Também foi presidente do Parlamento de 1º de fevereiro de 1997 a 31 de janeiro de 1999, ocasião em que assumiu o governo estadual por três vezes para substituir o então governador Siqueira Campos. Foi líder do bloco oposicionista na Casa de 2009 a 2011. Nasceu em 10 de fevereiro de 1950, no distrito de Piaçava, município de Nazaré (TO), que na época tinha aproximadamente 20 casas construídas de palha de coco babaçu

Filho de pai lavrador e de mãe quebradeira de coco babaçu, quando criança ajudava a família na roça e depois foi balconista, farmacêutico e professor primário concursado. Aposentado no cargo de advogado da União, pertencendo à carreira jurídica federal, era casado com Rosely Borges da Conceição Araújo, com quem tem dois filhos: Eveline e Danilo César. No pleito de 2014, não tentou a reeleição. Em 2015, aos 65 anos, veio a óbito em decorrência de um câncer de próstata.

O deputado Raimundo Moreira teve um mandato relevante para o Tocantins, em especial, para a região do Bico do Papagaio. Defendeu a sua região com o senso de justiça. Foi causídico das causas sociais, sobretudo, na luta pela pavimentação dos 25 km da estrada que liga a cidade de Nazaré (TO-210) à rodovia Transbico (TO-134), no extremo Norte do Estado.

A população sonhava há muitos anos com a execução da obra, marco que significou a redenção da região, sobretudo, para a comunidade dos povoados de Mata Grande, Vila Robertinho, Piaçava, Piranha, Brejinho e Grotão”.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.