Retirada será agendada

Saúde prepara compra de 100 mil bolsas colostomia e restabelece fornecimento no Tocantins

Material estava em falta e foi necessário abrir processo licitatório.

Por Redação
Comentários (0)

28/12/2022 15h52 - Atualizado há 1 ano
Bolsas de colostomia

A Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) recebeu três mil bolsas de colostomia para atender pacientes ostomizados no Tocantins nesta quarta-feira (28).

O material será destinado aos pacientes, que serão informados pelas equipes da pasta sobre a disponibilidade do material nas unidades dos Centros Especializados em Reabilitação (CER) e o agendamento da retirada dos itens, que deve ocorrer na próxima semana.

“O material estava em falta, pois não havia processo de compra e tivemos que abrir um processo licitatório para aquisição desse insumo, procedimento que leva um tempo por causa dos trâmites legais. A nossa preocupação era poder atender esses pacientes, por isso foi feito uma baixa em ata e assim, com essas três mil bolsas, iremos conseguir atender nossa demanda por uns três meses, tempo em que se finaliza o processo de aquisição de mais 100 mil bolsas para atender as demandas do ano de 2023”, explicou a gerente da área técnica da Pessoa com Deficiência da SES-TO, Débora Cirqueira.

O secretário de Estado da Saúde, Afonso Piva, disse que o governo está atento às necessidades e vai continuar contribuindo para que as pessoas ostomizadas no Tocantins tenham mais qualidade de vida.

“Nossas equipes são orientadas a trabalhar com planejamento para que possamos garantir um atendimento continuado em todas as áreas de atuação do Sistema Único de Saúde, conforme nos determinou o governador Wanderlei Barbosa”, acrescentou.

O que é ostomia?

A ostomia, ou estomia de eliminação, é um procedimento cirúrgico realizado quando é preciso construir um novo trajeto para eliminar a urina e as fezes. Geralmente, é realizado depois de condições traumáticas ou patológicas, tais como perfurações no abdômen, doenças no intestino, no reto e na bexiga, que podem gerar necessidade de uma ostomia para a preservação da vida.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.