Objetivo de impulsionar avanços e melhorias contínuas nos sistemas prisionais do país.
O secretário da Cidadania e Justiça do Tocantins (Seciju), Deusiano Amorim, participou da 5ª Reunião Ordinária do Conselho Nacional dos Secretários de Estado da Justiça, Cidadania, Direitos Humanos e Administração Penitenciária do Brasil (Consej), realizada em Manaus (AM), nos dias 30 de novembro e 1º de dezembro.
A participação teve início com uma visita ao Complexo Penitenciário Anísio Jobim (COMPAJ), onde foi possível observar de perto a gestão e realidade carcerária amazonense; no dia seguinte, todas as ações culminaram na Reunião, que juntou gestores da área da gestão penal de todo o país.
"Estamos empenhados em buscar recursos públicos, alinhar estratégias e conhecimentos que permitam a continuidade dos avanços para a o Sistema Penitenciário e Prisional e a Polícia Penal do Tocantins, uma vez que é um objetivo do governador Wanderlei Barbosa. Sempre buscamos estar presentes, pois é fundamental fortalecer a valorização e o suporte necessários, para que nossos profissionais desempenhem seus papéis de forma efetiva", disse.
As discussões durante a reunião envolveram tópicos como tecnologias para monitoramento eletrônico de custodiados de meio aberto, a nova lei de licitações, a instalação de canil e gatil em unidades penais e a padronização da identidade visual da Polícia Penal em todo o país.
Também foram propostos debates para o 'Simpósio 40 Anos da Lei de Execução Penal - Atualização e Modernização', a ser realizado em 2024, além do planejamento e encaminhamento para a próxima reunião em fevereiro, que será realizada no Estado de Goiás.
O encontro serviu ainda para alinhar demandas e promover um diálogo construtivo entre os participantes, visando constantes avanços e melhorias nos sistemas prisionais.