Diz Mobiliza TO

Secretário vai renunciar à presidência do Conselho de Cultura e cogita saída da Adetuc

Tom Lyra é presidente do CPC-TO, Adetuc e titular da Sics.

Por Redação
Comentários (0)

22/01/2021 08h35 - Atualizado há 3 anos
Tom Lyra

Tom Lyra garantiu que renunciará ao cargo de presidente do Conselho Estadual de Cultura do Tocantins (CPC-TO) durante reunião via videoconferência realizada na quarta-feira (20).

No encontro virtual, ele acrescentou ainda que também há a possibilidade de deixar a presidência da Agência do Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc), em breve, e gerir apenas a Secretaria Estadual de Indústria, Comércio e Serviços (Sics).

As informações foram repassadas, nesta quinta-feira (20), pela assessoria de imprensa do movimento Mobiliza Tocantins, que reúne cerca de 80 artistas de diversas áreas.

A classe artística solicita a renúncia de Tom Lyra da presidência do CPC-TO, cargo para o qual foi empossado para o biênio 2021-2022, desde a implantação do conselho.

Para a classe, é muito contraditório o gestor da pasta da Cultura no Estado ser também gestor do conselho, que tem a função principal de fiscalizar e dar transparência à utilização dos recursos da cultura.

A reunião realizada na quarta-feira integrou a assembleia ordinária do CPC-TO e contou ainda com a participação de cerca de 60 integrantes do grupo Mobiliza Tocantins, formado por artistas, produtores culturais, técnicos e mestres de mais 80 coletivos e associações.

Pressão

Conforme o Mobiliza Tocantins, o anúncio de Tom Lyra foi feito após pressão e discursos calorosos dos conselheiros de Cultura sobre respostas quanto ao acúmulo de funções de presidente e cobranças relacionadas à gestão da Adetuc e Lei Aldir Blanc, como demora no pagamento dos editais, possibilidade de utilização dos recursos restantes e Fundo Estadual de Cultura para pagamentos dos projetos suplentes da Lei Aldir Blanc, transparência na gestão e diálogo com os conselheiros, dentre outras demandas.

Em agosto de 2020, época da eleição do Conselho Estadual de Cultura, o Mobiliza emitiu carta de repúdio contra a posse de Tom Lyra como presidente do conselho e requereu convocação de um novo processo de escolha que primasse pela transparência, impessoalidade, publicidade e democracia.

“É legal, mas é imoral o gestor de uma pasta (quem tem aparo técnico e jurídico desta) ser também o gestor do seu principal órgão fiscalizador? É esta a marca histórica que deseja realmente carregar?”, questionavam os artistas na nota.

Movimento

O Mobiliza Tocantins conta com a participação de cerca de 80 instituições representantes de artistas dos segmentos de música, artes cênicas, literatura, artes visuais, audiovisual, cultura popular e tradicional, dentre outros. O objetivo é unir artistas, mestres de cultura e instituições em prol de políticas públicas e ações em defesa da classe.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.