Portaria

Segunda onda de covid-19 no Tocantins leva Governo a suspender remoções de presos

Medida já está em vigor e visa evitar a proliferação da covid-19 no ambiente carcerário.

Por Conteúdo AF Notícias 1.593
Comentários (0)

16/01/2021 09h30 - Atualizado há 3 anos
As remoções estão suspensas

O Governo do Tocantins suspendeu as remoções estaduais e interestaduais de presos como medida necessária para evitar a proliferação da covid-19 no ambiente carcerário.

A nova medida consta na portaria da Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju) nº 18, de 12 de janeiro de 2021, que foi publicada no Diário Oficial do Estado desta sexta-feira (15), quando entrou em vigor.

Como justificativa para a suspensão, a portaria, assinada pelo secretário Heber Luís Fidelis, cita o aumento recente dos novos casos de covid-19 no Tocantins e no Brasil e a “vulnerabilidade da população carcerária, pelas características físicas das unidades penais”.

A suspensão não engloba as remoções de urgência por motivo de:

I - Garantia da integridade física do reeducando e ou segurança do estabelecimento penal, após parecer do setor de inteligência da Seciju, nos termos do previsto na Portaria Seciju nº 442/2020;

II - Participação em sessão de julgamento do Tribunal do Júri, desde que não seja possível a realização por videoconferência.

Casos de covid-19 aumentam

O Tocantins tem registrado aumento dos casos de covid-19 nesse início de ano. No boletim epidemiológico estadual divulgado no dia 8, por exemplo, foram contabilizados mais 468 casos da doença, sendo 142 das últimas 24h.

A última vez que o estado havia ultrapassado essa marca foi no dia 30 de novembro de 2020, quando foram registrados 512 casos. Antes disso, esses números diários só tinham sido registrados entre os meses de junho e setembro, durante o pico da pandemia no Tocantins.

Em Araguaína, do início de janeiro até o último dia 13, o aumento de novos casos foi de 20,4% comparando com os primeiros 13 dias do mês de dezembro do ano passado.

Palmas também registrou aumento dos casos e voltou a proibir consumo de bebida alcoólica em conveniências e áreas públicas. 

VEJA MAIS

+ Palmas volta a proibir consumo de bebida alcoólica em conveniências e áreas públicas

+ Araguaína tem salto de 20% nos casos de covid-19 em duas semanas e liga sinal de alerta

+ Tocantins registra o maior número de novos casos de Covid-19 desde 30 de novembro

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.