Oportunidade

Seletivo oferta quase 1.400 vagas para cursos no Tocantins, Pará e Amapá; inscrições abertas

No Tocantins, são ofertadas 40 vagas para biblioteconomia em Palmas.

Por Redação 1.926
Comentários (0)

29/12/2020 10h10 - Atualizado há 3 anos
Leitores em biblioteca pública

O polo da Universidade Aberta do Brasil que fica no campus da UFT - Universidade Federal do Tocantins - em Palmas terá, pela primeira vez, vagas para a graduação em biblioteconomia. Essa é uma oportunidade para que os interessados façam o curso sem precisar sair do Estado.

As 40 vagas para biblioteconomia são ofertadas através de processo seletivo especial da Universidade Federal do Pará (UFPA) com 1.394 oportunidades para cursos de graduação na modalidade de Educação a Distância (EaD) em várias cidades do Pará, além de Palmas (TO) e Macapá (AP).

As inscrições estarão abertas até 12 ou 21 de janeiro de 2021 (o edital apresenta as duas datas), e a taxa custa R$ 100,00. A prova ocorrerá no dia 7 de fevereiro de 2021 e terá questões de língua portuguesa, matemática, história, geografia, física, química, biologia e literatura, além de uma redação.

A coordenadora da UAB na UFT e também diretora de Tecnologias Educacionais da universidade federal, professora Suzana Gilioli, comemorou a novidade. “Aproveitando toda a experiência de oferta do curso de biblioteconomia presencial, a UAB da UFPA lança seu curso de Biblioteconomia EaD e a UFT, como instituição parceira, será uma das beneficiadas ao receber o curso em seu polo de Palmas. Para nós, é uma conquista significativa, já que a maior parte de nossos bibliotecários é formada por essa instituição, já reconhecida pela sua credibilidade na formação desses profissionais, que até então precisavam se deslocar para outro estado”, disse.

Confira a íntegra do edital aqui.

O que faz o profissional formado em biblioteconomia – segundo o Guia do Estudante Abril.

Este graduado é responsável por organizar, conservar e divulgar acervos de bibliotecas e centros de documentação, cuidando da classificação de livros, papéis e arquivos digitais.

Trabalha como um administrador de dados, catalogando e armazenando livros e informações, buscando sempre o melhor e mais ágil sistema de consulta possível.

Além de livros, revistas e documentos, o bacharel pode trabalhar com a classificação de fotos, filmes e vídeos. Planeja, implementa e gerencia sistemas de informação, como o arquivo digital de um jornal, por exemplo.

Trabalha em bibliotecas públicas, escolares ou particulares, centros de documentação, arquivos, museus, centros culturais, editoras, provedores de internet, ONGs, clubes e associações.

Nos últimos tempos, a atuação do profissional de biblioteconomia tem se voltado cada vez mais para a criação e a manutenção de arquivos digitais e para a montagem de bancos de dados em computadores, empregando para isso os sistemas de informática e a internet.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.