Coronavírus

Sem novos casos desde 8 de abril, Palmas já realizou 1.264 ligações para acompanhamento

Seis pacientes já estão recuperados da doença na capital do Tocantins.

Por Redação 626
Comentários (0)

12/04/2020 16h54 - Atualizado há 4 anos
Em Palmas, apenas 1 paciente está internada

Os profissionais da Secretaria Municipal de Saúde de Palmas já realizaram 1.264 telefonemas desde o dia 28 de março de 2020, quando a cidade registrou o primeiro caso suspeito do novo coronavírus. A capital não registra novos casos desde o dia 8 de abril.

As ligações fazem parte do trabalho de monitoramento diário de todos os casos confirmados ou suspeitos da covid-19, bem como de viajantes que são moradores de Palmas. Todos estão sendo monitorados diariamente através de ligações telefônicas.

Esse monitoramento garante canal direto de contato com os pacientes para verificação do surgimento ou continuidade de sintomas, esclarecer dúvidas dos pacientes e reforçar recomendações para cumprimento de medidas de isolamento ou tratamento recomendadas por médicos.

Segundo a diretora de Vigilância em Saúde, Marta Malheiros, é de extrema importância para monitoramento de possível agravamento dos sintomas a fim de garantir o encaminhamento em tempo adequado do paciente à rede, caso necessário.

A secretaria também tem oferecido atendimento online em forma de acolhimento, orientação e psicoterapia a pacientes e profissionais da rede pública de saúde de Palmas.

Covid-19 em números

Palmas tem 15 casos confirmados da doença, 305 casos já descartados e outros 830 notificados para síndrome gripal, segundo o Boletim Epidemiológico divulgado no sábado (11). Seis pacientes já estão recuperados

Nenhum óbito relacionado ao coronavírus foi registrado em Palmas e apenas uma paciente segue internada. Ela é hipertensa e está na UTI de um hospital particular em quadro grave, no entanto, estável. Entre os demais, oito permanecem em isolamento domiciliar.

As autoridades reforçaram a importância de manter as medidas preventivas para diminuição da curva de transmissão da pandemia. Entre as recomendações está o distanciamento social, manutenção de hábitos regulares de higiene e uso de máscaras.

Considerando o cenário atual brasileiro, o coeficiente de incidência (CI) nacional é de 9,81 casos para cada 100 mil habitantes.

Já Palmas apresenta coeficiente abaixo do cenário nacional, com 5,01 casos para cada 100 mil habitantes, que configura estágio de alerta, inferior ainda ao coeficiente de localidades como Distrito Federal (CI de 15,5/100 mil hab) e Ceará (CI de 11,0 /100 mil hab) que já se encontram em estágio de emergência.

Tira-dúvidas oficial

Para a população em geral, há ainda um serviço para esclarecimento de dúvidas sobre a rede de atendimento, sintomas e outros assuntos relacionados à pandemia pelos números (63) 3218-5643 e 3218-5458. 

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.